Dicas essenciais para quem quer viajar o mundo como uma nômade digital

Foto: lookstudio - Freepik

Há 9 meses decidi sair de casa, minha linda Maceió, deixar tudo para trás rumo a uma aventura que planejei por muito tempo: viajar o mundo sozinha e trabalho pela internet. Nesse período, tenho vivido experiências incríveis, conhecido pessoas maravilhosas, de culturas diferentes da minha e o melhor, aprendendo cada vez mais sobre mim mesma e trabalhando ainda mais meu autoconhecimento. 

Estou vivendo o nomadismo digital, sem base fixa, viajo de cidade em cidade ou de país em país, trabalhando 100% remoto, tentando aliar essa rotina para poder conhecer as maravilhas que esse mundo oferece. Parece um sonho, né?

Parece e de fato é. Viver assim é pode ser incrível mas também tem seus desafios. 

Então, se você pensa em largar tudo e sair por aí fazendo o mesmo, quero te dar algumas dicas fundamentais.

Se você já trabalha em casa ou é empreendedora, já vai estar um pouco mais acostumada com algumas rotinas de ser dona do seu próprio tempo. Porém, se você trabalha no modo CLT e deseja experienciar o nomadismo digital, a mudança pode ser bem maior. 

Mas vamos começar falando das coisas boas de viajar por aí enquanto trabalha:

Trabalhar de chinelo, fazer seu próprio horário (quando você não é CLT), ir à praia no final do dia, ter uma rotina mais leve e dinâmica, conhecer gente nova todo dia, interagir com diversas culturas, aprender ou desenvolver um idioma, poder morar em várias casas diferentes sem grandes compromissos com contas fixas e muito mais.

Tudo isso é uma delícia, mas viajar e trabalhar ao mesmo tempo também tem suas dores, como por exemplo: dividir quarto de hostel com gente sem noção, camas desconfortáveis que nunca são a sua, sempre estar planejando o próximo passo, ter que lidar com um idioma diferente às 07h da manhã, não poder comer cuscuz quentinho na hora que você quer e também os clássicos: saudades da família, das amigas, da sua cidade e da promoção semanal do seu supermercado preferido.

Dando consultoria de marketing em algum hostel de Santa Marta – Colômbia

Além disso, destaco esses itens abaixo que considero muito importantes sobre na rotina de uma nômade digital:

  • É necessário tentar estabelecer uma rotina diária, organizar um ambiente para você conseguir trabalhar tranquilamente e nem sempre isso é possível dependendo do seu estilo de viagem e onde você está se hospedando.
  • Falar outros idiomas te proporciona conhecer pessoas, imergir em culturas e resolver perrengues. Aprenda o quanto antes.
  • Sair de balada, beber, acordar tarde e ficar de ressaca no dia seguinte é uma experiência horrível quando você tem mais de 30 anos…Tome sempre muita água. 

Dentre outras coisas…esse lista poderia ser bem maior rs 

Curtindo uma folga e o aniversário no arquipelágo de San Blas – Panamá

Mas compartilhando com você um pouco mais da minha jornada, sinto que viajar de verdade, definitivamente, não é só sobre conhecer lugares bonitos para ficar tirando foto para o Instagram ou dar check em pontos turísticos.

É sobre mim mesma.

Essa viagem é muito mais para dentro que para fora.

Viajando estou tendo contato com muitas emoções e sentimentos pelo simples fato de ter saído do mesmo ambiente em que vivia e ter começado a me expor a novas experiências. 

Até agora, depois de 10 anos viajando sozinha, para 19 países e 20 estados brasileiros, essa tem sido minha viagem mais longa, e essa experiência de morar no mundo tem, de fato, me transformado. 

Mas um dos meus maiores aprendizados é que, não importa onde eu esteja, eu continuarei sendo a mesma pessoa. 

Por mais que soframos influências, passemos por grandes transformações, nossa essência nunca muda. E nem nossos problemas… estando na sua cidade natal, ou em algum lugar paradisíaco da América Central. 

Você apenas cria uma nova versão de si mesmo.

Por isso, acredito muito que hoje em dia, podemos criar novas formas de viver, de enxergar a vida misturando conceitos e padrões que fazem sentido apenas pra gente! 

É muito bom poder ter essa clareza e tranquilidade de fazer da vida sob seus próprios termos.

 E isso a estrada tem me mostrado todos os dias.

Curtindo uma tarde num lago vulcânico no vulcão Concepción na Nicarágua

No momento, faltam 3 meses para concluir a viagem de 1 ano vivendo o nomadismo digital, se você quer me acompanhar tenho compartilhado tudo no meu instagram @laiscasado_ https://www.instagram.com/laiscasado_/ 

E se você precisa de ajuda para planejar uma viagem sozinha, iniciar no nomadismo digital ou nunca fez uma viagem internacional, eu posso te ajudar. Tenho uma consultoria de viagem online onde vamos conversar sobre sua viagem e te darei o passo a passo para você se planejar e organizar sua jornada. 

Whatsapp https://wa.me/5582991724252 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.