Natura oferece para download legal e gratuito segundo single do novo álbum de Makely Ka

Makely Ka 2 -Foto de Marco Antônio Gonçalves Jr

O portal Natura Musical oferece com exclusividade a música Baião para Gershwin , do poeta e músico mineiro Makely Ka, para download legal e gratuito no site www.naturamusical.com.br , a partir de 26 de agosto. A faixa faz parte do segundo disco solo do artista, que é um dos destaques da cena musical independente de Belo Horizonte e lançou o álbum Cavalo Motor, com patrocínio do programa Natura Musical. Além de Baião para Gershwin, o portal também oferece para download a faixa Cavalo Motor.

Escrita por Makely (responsável pela voz e violão) em parceria com o músico Benji Kaplan, a música foi gravada por Pedro Santana (contrabaixo acústico), Yuri Velasco (bateria), Gilberto Júnior (trompete) e Daniel Brandi (acordeon), além de Maurício Ribeiro, responsável pelos arranjos de trompete e acordeon.

Makely e Kaplan se conheceram numa estação de metrô em Nova Iorque. O músico americano tocava ‘Wave’, de Tom Jobim, no violão e impressionou o músico brasileiro pela técnica. “Ele tocava com uma desenvoltura que poucas vezes vi por aqui, um violão fluido, limpo, preciso”, elogia Makely que resolveu puxar conversa com o violonista. “Ele me respondeu em português e pensei que fosse brasileiro. Mas não era, seu nome é Benji Kaplan e é um norte-americano que aprendeu português ouvindo música brasileira”, recorda. A amizade se tornou virtual por razões geográficas e a parceria musical foi feita
pela internet, com o americano enviando algumas melodias e o brasileiro ajustando ao seu estilo.

O disco Cavalo Motor surgiu a partir de uma viagem realizada por Makely em 2012, quando ele percorreu de bicicleta 1.680 km pelas trilhas do Grande Sertão, repetindo o trajeto do personagem Riobaldo, do livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Outra curiosidade do passeio realizado pelo artista mineiro: trata-se de uma viagem sustentável. O músico consumia a energia elétrica que produzia enquanto pedalava.

Cavalo Motor foi contemplado pelo edital mineiro do Programa Natura Musical em 2012. “Makely Ka é um dos representantes dessa nova geração da música mineira que inova, sem deixar de dialogar com a música tradicional. Essa mistura de tradicional e contemporâneo, da raiz com o moderno é convergente com o que buscamos no programa”, comenta a gerente de apoios e patrocínios da Natura, Fernanda Paiva.

SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação,
sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 220 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas.

Mais posts por Raissa França

Conversa de Jornalista traz Xico Sá e Jesuíta Barbosa para Maceió

O evento Conversa de Jornalista (@conversadejornalista) chega à sua 5ª edição trazendo...
Ler Mais