Portugal: os encantos do pequeno notável

Imagine um país pequeno, mais ou menos do tamanho do nosso vizinho Estado de Pernambuco. Agora imagine um país relativamente velho, quase com o dobro da idade do país que ele colonizou. Pronto: agora você pode mensurar mais ou menos a relação tempo e espaço entre Brasil e Portugal. Mais ou menos.

“O que é velho pra vocês é novo pra gente; o que é perto pra vocês, é longe pra gente”. Ouvi essa frase de uma mocinha muito simpática que nos guiava numa visita a uma vinícola na região do Douro, na bucólica cidade do Porto, em um dia qualquer do mês de abril do ano de 2010.

Portugal é um país incrível, com privilégio geográfico e tudo mais. Ao desembarcar em Lisboa, capital, tem-se a sensação de se estar chegando à casa de um parente há muito não visto, um tio-avô, tio-primo ou qualquer coisa parecida. A sensação é familiar e você se sente acolhido. É a língua irmã que dá essa sensação? Ou será um atavismo, já que tudo começou com eles?  Não sei, só sei que o sentimento é bom. Então, desarrume suas malas, vista-se de boa vontade e comece a explorar essa cidade, pois ela é cheia de cantinhos que vão te impressionar.

Foto por Hugo Sousa – Unsplash

Além dos tradicionais monumentos históricos, como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Parque Eduardo XII, o Chiado, os arcos da Praça do Comércio (Terreiro do Paço), etc., Lisboa tem motivos de sobra para encantar o turista mais exigente. Tem praia e tem rio, e que rio! Lisboa tem o Tejo, que dá um ar cinematográfico e poético à cidade. Além do mais, o local oferece tanto um estilo de vida mais calmo, já que estamos falando de uma cidade pequena, como também um lado cosmopolita, com seus restaurantes estrelados, seus eventos culturais, sua vida noturna e até seu cassino.

A culinária, os doces, os azeites e o fado são um capítulo à parte. Não saia de Lisboa sem antes experimentar os internacionalmente conhecidos pastéis de Belém, e não ouse não provar as variações do prato mais pedido do país: o bacalhau. Ir a uma casa de fado pode parecer programa de índio, mas não é, acreditem! Existem desde as casas famosas, que atraem turistas do mundo inteiro, até as mais discretas e menores. É só escolher a que melhor combina com você. E não se envergonhe de dar aquela choradinha discreta, até porque depois de duas taças de vinho, quando a fadista entoar os primeiros versos e a música começar a entrar pelo seu ouvido, não se emocionar vai até pegar mal.

E por falar em vinhos, Portugal é um país conhecido pela qualidade da bebida mais antiga do mundo. Lá, os vinhos são nominados por regiões. Alentejo, Minho e Dão são nomes que já vimos gravados nos rótulos de vinhos conhecidos dos brasileiros. Contudo, a mais comentada é a região do Douro, bastante conhecida pelo famoso vinho que produz: o Vinho do Porto, vinho licoroso com alto teor alcoólico e sabor marcante. É também na região do Douro que está localizada a cidade que dá nome ao vinho. Porto merece uma visita de, no mínimo, dois dias. O seu centro histórico foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e, além do mais, a cidade tem um ar que mistura história preservada e a praticidade do moderno.

Azenhas do Mar, em Sintra (Foto: Húsönd)

Estando em Lisboa, você pode também conhecer outras cidades em apenas um dia. O sistema de transporte por trem é comum e facilita a vida de quem não gosta de dirigir. Mas se você é daqueles que não acham que durante uma viagem o bom mesmo é se aventurar, o país conserva boas estradas, e isso facilita bastante. Alugue um carro e se aventure. Você não vai se arrepender de conhecer as cidades de Sintra, Óbidos, Alcobaça, Batalha e Fátima, onde está localizado o Santuário que leva esse mesmo nome. Cidades onde a vida parece caminhar com passos mais lentos, sem pressa e com tempo até para sentar na pracinha e bater um papo.

E então: está esperando o quê para começar a pensar numa visita à terra de Camões, Eça, Pessoa e tantos outros talentos que nos inspiram?

Arrume as malas, “se faz favor”!

Por Fátima Oliveira

Escrito por
Mais posts por due

WORKSHOP GAROTAS DE BONTON ACONTECE EM MACEIÓ

A capital Alagoana é celeiro de grandes oportunidades e pensando nisso a AB...
Ler Mais