10 dicas para organizar o quarto da criançada

A concepção do projeto de um quarto infantil vai além das questões lúdicas e estéticas. É preciso considerar também a funcionalidade, o conforto e a praticidade que o ambiente irá proporcionar no cotidiano. A organização é fundamental para garantir uma boa dinâmica no ambiente infantil que é, normalmente, repleto de elementos.

Algumas estratégias podem ajudar a acabar com a bagunça no quarto dos pequenos, pois se tem uma coisa que criança gosta de fazer é brincar com liberdade e espalhar os brinquedos por todo canto! Que tal, então, ter uma maneira prática de acessá-los e guardá-los ao fim da brincadeira, contando, inclusive, com a ajuda dos petizes? Criança com autonomia, quarto organizado e educação em dia! Confira abaixo as dicas que separamos para facilitar esta tarefa:

1.Baús, caixas e cestos

Excelentes opções para organizar os brinquedos, baús, caixas e cestos, podem ser encontrados em diversos materiais e formatos no mercado. Seja de madeira, tecido, palha, acrílico, com rodízio, com ou sem tampa.

Além de agregarem na composição estética do quartinho, esses elementos são práticos e facilitam que a própria criança guarde os brinquedos. Podem estar dispostos no chão, abaixo de bancadas ou até suspensos em móveis ou fixados na parede com auxílio de suportes.

Quarto infantil com cestos de palha. Fonte: Mimoo Toys
Caixas de brinquedos em quarto assinado por Andrea Reis. Fonte: Arch Trends Portobello

2. Organizadores de tecido com bolsos

Uma ideia interessante, principalmente se o espaço for pequeno, é o uso de organizadores de tecido que podem ser confeccionados sob medida ou comprados prontos. Este tipo de organizador verticaliza a área de armazenamento e pode ser utilizado em cantinhos estreitos, pendurado atrás de portas ou até nas laterais de camas e berços. Ainda apresentam a vantagem de serem laváveis.

Organizador de tecido para portas. Fonte: www.mooui.com.br
Quarto de criança com objetos de decoração Adot. Fonte: adot.com.br
Organizador de tecido usado em lateral da cama. Fonte: revistaartesanado.com.br

3.Prateleiras e nichos

Prateleiras e nichos são elementos mais tradicionais, porém que podem assumir uma infinidade de utilizações e formatos. São eficientes para acomodar objetos diversos, seja com o propósito de organizá-los ou de expô-los como decoração do ambiente. Com marcenaria personalizada é possível abusar na criatividade e deixar as prateleiras e nichos sob medida para o formato do quarto e as necessidades das crianças. Mas há também uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado para os que buscam mais praticidade.

Prateleiras coloridas em quarto infantil. Foto: Studio 166. Fonte: vivadecora.com.br
Quarto infantil com nichos hexagonais. Fonte: Etsy.com

4.Local para os livrinhos

O cantinho da leitura é quase sagrado nos projetos infantis, pois deixar os livrinhos à vista e ao alcance da criança, além de estratégia de organização, é uma forma de estimular a leitura desde cedo. Os livros podem ser dispostos em prateleiras de pouca profundidade, também conhecidas como revisteiro, estantes, em painéis de cabeceiras de cama e até nos cestos e baús da dica 1.

Fonte: Elefante Design para pequenos.
Prateleira para livros. Fonte: Cadô Design

5.Ganchos e cabideiros

Chegar da escola e ter um local reservado para a mochila ajuda bastante a criar um hábito e evitar a bagunça no quarto. Uma boa opção para isso são os ganchos de parede. Eles são multiuso e podem servir também para já deixar separadas as roupas que serão usadas no outro dia, para pendurar a fantasia favorita do seu filho, porta- fraldas, no caso de quartos de bebê. Há modelos mais funcionais e outros bem charmosos e divertidos que passam a fazer parte da decoração.

Cabideiros gota de chuva. Fonte: cadodesign.com.br

6.Móveis soltos

Os móveis soltos são uma opção bacana, principalmente para imóveis alugados, pois não geram grandes interferências na estrutura no ambiente e no caso de mudanças são práticos para serem transportados e adaptados ao novo local. Existem diversos tipos de estantes, cômodas e móveis criativos que podem fazer toda a diferença no quarto das crianças, organizando e trazendo um toque de design.

Guarda brinquedos Toy Box aramado Cadô Design. Fonte: cadodesign.com.br
Cômoda Pé de meia. Assinada por Miúda Mobilia. Fonte: Muma.com.br

7.Embaixo da cama

Uma opção interessante de aproveitamento de espaços é o uso da parte inferior da cama com gavetões ou até mesmo um nicho livre para dispor caixas organizadoras, jogos, livros. Principalmente em quartos pequenos qualquer cantinho a mais para armazenamento é bem-vindo!

Gavetas abaixo da cama em marcenaria sob medida. Projeto Flavia Carvalho.
Cama com gavetão inferior. Fonte: roomandboard.com

8.Crie setores e organize os brinquedos por tipo

 Além das dicas de elementos que ajudam a evitar a bagunça, a lógica da organização também é essencial no processo.

Quando possível, setorizar o quarto por tipo de uso é uma estratégia interessante de organização visual e da dinâmica do espaço. Geralmente, tem-se as áreas de descanso, da brincadeira, da leitura e de estudo (clique aqui para mais dicas direcionadas ao cantinho de estudo).  Além dos setores, organizar os brinquedos por tipo, torna mais fácil achá-los na hora desejada. Busque ensinar as regras ao seu filho para que eles também ajudem e criem o hábito de guardar tudo em seus devidos lugares.

Objetos infantis organizados por tipo em marcenaria personalizada. Fonte: Creche Escola Primeira

9.Atente para as alturas dos objetos

Considere a frequência de uso dos objetos no dia a dia da criança. Pensando na praticidade e na sua autonomia, tente priorizar aqueles mais requisitados nos lugares de mais fácil acesso. Além dos menos utilizados, é interessante também manter em locais mais altos, longe do alcance da criança, aqueles materiais que exigem maior supervisão durante seu uso (tintas, canetas hidrográficas, massas de modelar, entre outros) a fim de minimizar as chances de situações inesperadas e até perigosas.

Móvel com caixas organizadoras. Fonte: Etsy.com

10. DIY – Faça você mesmo!

O famoso DIY (Do it Your Self) que em português significa “faça você mesmo” pode ser um grande aliado na organização dos objetos das crianças. É possível aproveitar diversos materiais recicláveis que se tem em casa como garrafas, papelão, sacolas plásticas e transformá-los objetos úteis (caixas, cestos, divisórias, porta treco, etc.). Uma maneira super bacana de organizar gastando pouco, ensinar sobre sustentabilidade às crianças, soltar a criatividade e ainda ter momentos divertidos em família.

Caixa organizadora feita com papelão e tecido. Fonte: Brit.co

 

Para fechar com chave de ouro, uma dica bônus vem lembrar um gesto simples, porém valioso: doação!

Doar brinquedos e materiais pelos quais a criança não se interessa mais, além de diminuir o volume de objetos e, assim, ajudar na organização do espaço, vai, principalmente, beneficiar crianças que não têm a mesmo acesso ou que estão em melhor idade para aproveitá-los, sendo uma atitude generosa e de viés sustentável.

Não esqueça de convidar seu filho para se juntar a você nessa tarefa, afinal, estamos falando de objetos especiais para ele, sendo a sua participação importante tanto para que ele escolha e fique ciente do que está sendo doado, quanto para estimular desde cedo a formação de um caráter generoso e solidário.

 

Com todas estas ideias, agora é hora de colocar a mão na massa e organizar o quarto da criançada. Nada melhor do que começar o ano com tudo em seu lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.