4 dicas para você não errar ao dar uma entrevista

Foto: CoWomen - Unsplash

Muitas pessoas ficam nervosas, temem o microfone, acham que as perguntas serão sempre as mais “cabeludas”. Contudo, é importante lembrar que a fonte da informação é você que está sendo entrevistado, então confie no conteúdo que você vai passar.

Não se sinta intimidado com o microfone. Falar com o público não é um bicho de sete cabeças, o segredo está na preparação e no treino. Sendo assim, seguem aqui 4 dicas de como não errar ao conceder uma entrevista para a imprensa:

1. Estude o assunto antes

Ou seja, esteja ciente das mais prováveis e improváveis perguntas a serem feitas. Isso você só conseguirá fazer se estudar bem o assunto ao qual irá tratar com antecedência.

2. Treine olhando no espelho ou se filmando

Isso é importante para você ver sua postura, seus gestos e as possíveis manias que podem existir, como pegar nos cabelos, ficar com as costas curvadas ou mesmo mexer demais ou de menos as mãos.

3. Chegue cedo

Nada de chegar em cima da hora ou atrasado (nunca!!). Além de você chegando com pelo menos 20 minutos de antecedência tranquiliza a produção do programa, você também sobre se ambientalizar, ter a oportunidade de conversar um pouco mais com o entrevistador e tirar qualquer dúvida prévia que possa existir, como pra qual câmera olhar, a distância que se deve ter do microfone etc.

4. Não exagere nas respostas

Em outras palavras, não fale demais. Isso não quer dizer que as respostas devem ser secas, mas que elas precisam ser respondidas de forma suscinta, objetiva e clara. Não precisa ficar emendando um assunto no outro, dê a oportunidade de o entrevistador navegar por todo tema, deixando com que conversa fique dinâmica, participativa e autêntica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.