Animais Terapeutas

Foto por Alicia Jones - Unsplash

Quando falamos em animais de estimação, a primeira coisa que pensamos é na alegria que eles podem trazer para a nossa vida e nosso lar. Porém, além do prazer de brincar e do aconchego que gatos, cachorros, tartarugas e papagaios proporcionam, desconhecemos os benefícios físicos e mentais que eles também podem trazer à nossa saúde.

Vários estudos feitos ao longo dos anos comprovam cientificamente os benefícios que a relação e o convívio entre o ser humano e o animal podem proporcionar. Ter um cão como animal de estimação, por exemplo, pode diminuir os riscos de doenças cardíacas e dar maior longevidade ao homem, como também pode ajudar no alívio da depressão. Além de aliviar a solidão, a companhia de animais de estimação também pode estimular os donos a adotarem práticas saudáveis e a praticarem exercícios físicos regularmente.

Foto por Patrick Hendry – Unsplash

Com companhia e sem depressão

As pessoas que sofrem de depressão geralmente sentem-se muito sozinhas e isoladas do mundo. Por esse motivo, especialistas recomendam animais de estimação para ajudar no tratamento da doença. Cães e gatos expressam um amor incondicional pelo dono, o que faz com que eles sejam uma companhia perfeita para quem está lidando com a doença. Animais também precisam de cuidados, e isso pode ser fator de redirecionamento de foco para pessoas que lidam com a depressão, ajudando-as no processo de recuperação. O fato de existir a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação faz com que o paciente se sinta útil e acabe por focar menos nos seus próprios problemas. Estudos também comprovam que, após 15 a 20 minutos de interação com um cão, os níveis de produção e liberação de serotonina e dopamina, que são os hormônios responsáveis pela sensação de prazer e alegria, aumentam significativamente nas pessoas.

Foto por Leo Rivas – Unsplash

Crianças e animais

As crianças também são beneficiadas pelo convívio com os animais. As que têm autismo, por exemplo, encontram nos animais de estimação um estímulo para seu desenvolvimento. Os portadores de autismo têm dificuldade no contato social, então, uma vez que eles desenvolvem uma relação com animais de estimação, é possível notar uma evolução no quadro. Neuropsicólogos relatam que é possível observar a mudança no comportamento das crianças autistas, como a diminuição da agressividade e do isolamento, por exemplo.

E os benefícios de ter um animal de estimação não param por aí. As crianças também são favorecidas emocionalmente, pois desenvolvem segurança, compaixão e espírito de coletividade, além de iniciarem, bem cedo, a construção do senso de responsabilidade.

Animais e idosos

Os cães são verdadeiros aliados no envelhecimento saudável, e desempenham um papel fundamental na vida dos idosos. Cuidar de um cão influencia na rotina das pessoas mais velhas, fazendo com que elas se sintam úteis e responsáveis por algo, além de aumentar sua autoestima. Ter um animal de estimação também promove a socialização dos idosos, facilitando o começo de novas amizades com pessoas que também tenham cães. Animais de estimação também incentivam a sua vitalidade. Cães precisam ser sempre levados para caminhar, por exemplo, e isso estimula a prática de exercícios físicos por parte de seus donos.

Terapias com animais

Pesquisas mostram que os animais vêm sendo cada vez mais utilizados em terapias para os mais variados casos clínicos, e vêm colaborando bastante para a recuperação dos pacientes. De acordo com o Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa), a Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em tratamentos na área da saúde nos quais o animal faz o papel de co-terapeuta, auxiliando o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento.

Os benefícios terapêuticos que os animais proporcionam é algo que já vem sendo estudado há alguns anos. Em 1995, a psiquiatra Nise da Silveira expôs os benefícios da interação e do convívio dos seus pacientes esquizofrênicos com cães e gatos.

Agora que está comprovado o quanto os bichinhos de estimação são importantes, que tal correr para uma instituição de adoção e levar um (ou alguns) para casa?! Vamos levar mais alegria e amor para o mundo!

 

Por Isabela Vieira

Escrito por
Mais posts por due

Revista DUE & Academia Fit Arena lançam promoção Neste Verão

Com a agitação do dia a dia, manter a boa forma e...
Ler Mais