Como lidar com as decepções da vida?

Foto: Paola Chaaya - Unsplash

Lidar com os nossos insucessos e decepções não é tarefa fácil! Mas o modo como lidamos com essas frustrações pode determinar o nosso futuro!

O que me inspirou a escrever esse artigo foi uma amiga que me telefonou hoje cedo porque estava muito decepcionada com o resultado de um processo para admissão em um novo trabalho. 

Ela seria, supostamente, a candidata ideal para a vaga, uma vez que já tinha experiência exercendo a mesma função no passado e possuía todas as qualificações necessárias, exceto o nível de proficiência do idioma que estava sendo exigido. Dito isto, já podemos imaginar que ela e toda a família criaram uma expectativa bem alta em relação a aprovação no processo, o qual ela finalmente não foi aprovada. Minha amiga “perdeu o chão”, desabou. 

O que podemos aprender com este caso?

Como você lida com as coisas e situações as quais você não tem controle? 

Neste caso, apesar de aparentemente minha amiga ser a candidata ideal, como saber o nível dos demais candidatos? Será que, de fato, ela era a melhor de todos? Será que ela tinha conhecimento de todo o processo seletivo e do critério para escolha final do candidato? Com certeza ela não tinha como saber e nem controlar todos os detalhes deste processo e portanto não dependia somente dela para ser aprovada. 

Apesar de uma expectativa alta, existiam fatores incontroláveis neste caso. 

Como você lida com a sua culpa?

Após não ser aprovada, veio a sensação de culpa e vergonha. Será que ela não era boa o suficiente? O que será que ela tinha feito errado, onde tinha falhado se era a candidata ideal? 

E é nesta hora que temos que estar muito seguros de que fizemos o nosso melhor dentro do que era o nosso possível naquele momento e naquela situação. Portanto, o fato de não ser aprovada neste processo, não invalida todas as suas qualidades, e nem diminui todo o valor que você tem. Seja mais gentil com você mesma, assim como você seria se uma amiga estivesse passando pela mesma situação. Que conselhos você daria a está amiga?

O que você pode aprender com essa situação? 

E essa é uma das melhores perguntas que você pode se fazer nestas situações. Apesar de toda a sua frustração, pense objetivamente, o que você poderia ter feito melhor? Pois isso é o que vai definir a sua próxima experiência e que vai ajudá-lo a entender melhor e se superar da próxima vez! 

Neste exemplo, minha amiga poderia refletir sobre quais os fatores que a levaram a não ser aprovada? Pode ter sido o nível do idioma exigido, e neste caso, se ela vai precisar de fluência neste idioma para outras vagas no futuro, terá que fazer algo para melhorar seu nível! Será que foi a falta de alguma capacitação, algum curso? Como ela poderia adquirir esse conhecimento que ainda não possui? Identificando algum possível campo de oportunidade de melhoria, é hora de colocar a mão na massa!

O Universo sempre dá o que é o melhor pra você naquele determinado momento.

Apesar de não sabermos o porquê alguma coisa acontece nas nossas vidas e nos decepcionarmos, eu acredito que tudo tem uma razão de ser. Se minha amiga não passou neste processo, é porque este trabalho não seria o melhor caminho para ela neste momento. Seja porque ela terá uma oportunidade melhor em breve, ou seja porque ela tem que aprender alguma coisa com o processo para estar mais bem preparada para uma oportunidade futura ainda melhor, ou porque ela precisa estar disponível para a família no momento. Você acredita?

Claro que as decepções são difíceis de serem digeridas, e precisam de um tempo para isso. Mas ficar sofrendo, se vitimar e ficar parada no tempo, não vai fazer as coisas melhorarem! Aceite o desafio de olhar para esta situação de uma maneira diferente e de se superar!

Aprender a lidar com as suas frustrações vai deixá-la mais forte e mais preparada para os desafios futuros!

Esteja sempre preparada para as grandes oportunidades da sua vida! 

As Terapias Complementares podem ser uma ótima alternativa para lidar com estas e outras questões emocionais. A Terapia Floral é uma terapia vibracional, que trabalha no nosso campo sutil. É uma terapia natural, não invasiva, que pode ajudá-la a lidar e superar sentimentos como, decepção, tristeza, culpa, baixa autoestima e outros, trazendo um equilíbrio maior de suas emoções e por consequência, um bem-estar maior para a sua vida!

Se você se interessou por este artigo, e deseja saber mais sobre as Terapias Complementares, ou ter acesso a outros conteúdos de autoconhecimento, acesse o meu site www.corpus-gratus.com e Instagram @corpusgratus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.