Cosméticos Naturais – Ancestralidade e Evolução

 Na antiguidade, uma grande parcela da humanidade vivia conectada com a Mãe Terra: seus deuses eram as próprias manifestações da natureza, adorados em rituais xamânicos. A rainha Cleópatra, no antigo Egito, já usava leite e lama do Rio Nilo para seus cuidados com a pele. Assim, as pessoas cultivavam seus próprios alimentos e cosméticos através da utilização de plantas, ervas e óleos.  

O contato humano com a natureza, aos poucos, foi se perdendo – principalmente após as revoluções industriais.  Atualmente, grande parte dos cosméticos é produzida por máquinas em série, repletos de substâncias sintéticas – que prejudicam a saúde e poluem o meio ambiente. Um dos principais fatores poluentes é que muitas dessas substâncias não se decompõem na água, afetando o solo e os lençóis freáticos.

Por que escolher cosméticos naturais?

   Esse modelo de consumo vem se tornando insustentável para o planeta. Utilizar cosméticos naturais é preservar o meio ambiente, resgatar a nossa origem e a nossa autossuficiência em produzir o que usamos, sem depender das indústrias. Muitas pessoas, ao tomarem conhecimento dos males provocados pelas substâncias químicas embutidas nos cosméticos convencionais, já iniciaram o consumo de produtos naturais. Os danos no corpo humano provocados por essas substâncias sintéticas podem variar de uma alergia a um câncer. É chegado o momento de revermos esses hábitos de consumo, a fim de preservarmos a nós mesmos, o próprio planeta e as gerações futuras.

   A Mentalize Biocosméticos surgiu de um despertar ecológico e do desejo de co-criar um mundo melhor para as próximas gerações. Na produção dos nossos biocosméticos, utilizamos somente matérias primas naturais, tais como: tinturas de ervas, óleos vegetais, óleos essenciais, argilas, entre outros. Além de oferecermos ao público cosméticos livres de químicos nocivos e de sofrimento animal, também ofertamos oficinas de cosméticos naturais. Bem mais que vender, nossa missão é disseminar o conhecimento para todos.

Dicas

Confira abaixo algumas alternativas para substituir os produtos convencionais:

  • Leite de magnésia também pode ser utilizado como desodorante (Além de não entupir os poros, não causa câncer de mama).
  •  Bicarbonato de sódio diluído em água pode ser utilizado como xampu.
  • Vinagre de maçã equilibra o PH do cabelo, deixando-o mais hidratado.
  • Pó de juá pode ser utilizado para escovar os dentes.
  • A babosa (Aloe Vera) pode ser utilizada como hidrante corporal, capilar e também como protetor solar.
  • Óleo de coco pode ser utilizado para hidratar o cabelo, a pele até os lábios.

Onde encontrar?

  • Restaurante Serafim Natural
  • Espaço Anandda (Erva Doce & Doce Erva)
  • Moseria Coveniência

Mais informações sobre a Mentalize e sobre a programação de oficinas estão disponíveis no Instagram da marca (@mentalize_biocosmeticos)

Por Marcela Câmara

Escrito por
Mais posts por due

StarpUps Alagoanas são Avaliadas por Investidores Nacionais

Demo Day acontece em agosto para despertar investimentos em empresas A cada...
Ler Mais