Dicas da Damy: Atitudes práticas para uma gestação saudável

Inicie seu pré-natal o quanto antes: só um médico especialista poderá orientar e examinar as condições de saúde da mãe e do bebê. Garanta a integridade da sua gestação.

Siga as orientações do seu obstetra: ele estudou e se capacitou para ajudar você. Por mais que tenha um plano de parto específico, acompanhamento de outros profissionais e empoderamento sobre seu parto, lembre-se que será seu obstetra que poderá intervir em caso de emergência ou necessidades específicas. Manter diálogo será sempre a melhor opção.

Procure uma equipe multidisciplinar que seja especialista em gestação: hoje em dia há muitos profissionais que auxiliam na preparação e acompanham essa fase específica da mulher. Fisioterapeutas, nutricionistas, doulas, enfermeiras, psicólogas e outros grupos de apoio e troca de informações. Munir-se de conhecimento te fará muito bem.

Alimente- se bem: esqueça a velha premissa do “você agora tem que comer por dois”. Procure uma nutricionista e busque alimentar-se de forma adequada e saudável. Seu bebê precisa de você.

Pratique atividade física regularmente: Exercite o assoalho pélvico. As atividades farão do seu parto e do pós-parto um momento muito mais saudável e de breve recuperação, se você movimentar-se durante a gestação. A prática vai até o nascimento do bebê, desde que a gestação esteja sem intercorrências.

Consulte a fisioterapia obstétrica: tem dúvidas sobre como e quando começar a praticar alguma atividade? Sente dores, desconfortos ou falta de disposição? Só uma avaliação poderá indicar, individualmente, qual o melhor momento e intensidade de exercício. Cada mulher é um universo específico, e só profissionais capacitados podem auxiliar nesse momento. Converse com seu médico e faça uma avaliação fisioterapêutica. A atividade física deve ser escolhida de acordo com a afinidade de cada mulher.

Informe-se sobre o Parto, Amamentação e Pós Parto: há disponível muita literatura (científica e/ou de relatos pessoais) sobre cada fase citada. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais segura se sentirá em relação a todas elas.

Namore muito: Muitos pais têm dúvidas sobre essa questão. Mas pode colocar as inseguranças de escanteio. O Sexo provoca reações hormonais benéficas durante a gestação. Pratiquem sem moderação!

Escrito por
Mais posts por Damyeska Alves

Máscaras Faciais de Argila

De origem mineral, a argila é bastante eficiente tanto em tratamentos estéticos...
Ler Mais