Dieta Dukan vira moda, mas pode trazer riscos

O sonho de muitas pessoas é emagrecer de forma rápida e sem sofrimento. A solução para que a ficção vire realidade é a dieta Dukan que promete secar a silhueta em até 5 kg nos primeiros sete dias. Entretanto, existem algumas restrições e alguns especialistas condenam esse tipo de método para perder peso.

Celebridades como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, a atriz Penélope Cruz, a cantora Jennifez Lopez e a top model Gisele Bündchen apareceram alguns quilos mais magras e deram o crédito ao método do nutrólogo francês Pierre Dukan, descrito no best-seller “Eu Não Consigo Emagrecer”.

Segundo o criador o objetivo é que se tenha um emagrecimento “natural” com uma alimentação fundamentada em apenas dois tipos de alimentos: proteínas e legumes, que são considerados os fundadores da espécie humana.

Como funciona

A dieta é composta por quatro fases, divididas em etapas para emagrecer e para manter o peso. A primeira é mais rígida com uma alimentação basicamente formada por carnes, derivados do leite e ovos. Na segunda fase o individuo pode passar a comer legumes e verduras e deverá atingir o peso ideal. Após esse processo, passa-se para a fase em que se permite a ingestão de carboidratos e lipídeos de forma controlada e moderada. Para finalizar entra-se na fase de estabilização que deve ser seguida pelo “resto da vida”.

Cuidados

Ana Cristina Machado, nutricionista e professora, alertar que dietas da moda e com fórmulas prontas, no geral, não fazem bem e são extremamente perigosas.  Segundo Machado além de não funcionar na maioria das vezes para todos, pois um modismo de dieta não é aconselhável. Até porque é preciso uma análise para identificar sinais de carências de vitaminas e deficiências nutricionais de forma individual.

Por Manuela Félix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.