Faça ginástica cerebral e deixe sua mente mais ativa!

Foto: Robina Weermeijer - Unsplash

Há décadas tem-se falado muito sobre a prática de exercícios para o desenvolvimento do potencial físico. Mas, o crescimento atual gira em torno da prevenção, manutenção e tratamento de doenças, em prol da melhora na saúde, bem-estar e qualidade de vida, levando assim um número maior de pessoas às academias, praias, parques, clubes, e à própria residência. “O estar ativo fisicamente” ganha cada vez mais espaço e adeptos de todas as idades, porém, um fato chama atenção: com a crescente exposição diária aos eletrônicos em geral e excesso de informações, ficamos cada vez mais conectados numa rotina que não nos permite estimular um órgão tão importante para o funcionamento do corpo como um todo: o cérebro, provocando sua atrofia. E ao contrário dos demais órgãos, ele é o único que pode melhorar seu desempenho com o passar do tempo, quanto mais for utilizado… incrível, não? Que tal saber mais?

O que é ginástica cerebral?

A ginástica cerebral surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em meados dos anos 70. Seu precursor foi o Dr. Paul Dennison, que uniu a pesquisa científica de laboratório com alguns princípios de filosofias e técnicas orientais, criando uma série de exercícios. Quando executados diariamente, esses exercícios dão “partida” ao cérebro de maneira que possamos aproveitar eficazmente todo o seu potencial, tornando-o mais alerta, claro, energético e positivo. De acordo com Lawrence C. Katz, professor de neurobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA) “a ideia da ginástica para o cérebro é a de tecer uma rede mais densa de conexões e, assim, caso algumas se desfaçam com a idade, você terá outras para utilizar”. Ou seja, ter desafios mentais frequentes é certamente benéfico, ajudando a manter seu cérebro flexível, criativo e original.

Benefícios da prática

Com o cérebro exercitado vivemos mais e melhor. A lista de benefícios é imensa e consta da melhora do equilíbrio, percepção e coordenação motora; despertar da criatividade; aumento da capacidade de aprendizagem de raciocínio e memória; desenvolvimento do entendimento melhor das coisas; aumento da concentração; proatividade; autoconhecimento; disposição para novas experiências; maior facilidade para mudar hábitos; clareza de pensamentos; organização; cooperação; aumento da consciência; maior capacidade para fazer novas escolhas; aumento da autoestima e autoconfiança; desenvolvimento da criatividade e resolução de problemas; redução do estresse; maior resiliência; foco nas atividades; aumento da produtividade; alívio de tensões físicas e emocionais; aumento da disposição, motivação e capacidade de inovação; agilidade nas tomadas de decisão, dentre outros. 

15 exercícios para sua rotina

Os exercícios são de fácil assimilação e execução, podem ser realizados por qualquer pessoa de qualquer idade, sem necessidade de um acompanhamento técnico, e não tem contra-indicação:

  1. Pratique neuróbica: ecemoc aroga!
  2. Faça um caminho diferente para o trabalho;
  3. Jogue damas, gamão ou palavras-cruzadas;
  4. Use a mão não dominante para tarefas “normais”;
  5. Faça da leitura um hábito;
  6. Faça contas de saldo bancário sem calculadora;
  7. Ouça uma música e tente identificar os instrumentos;
  8. Sem olhar, escolha roupas, sapatos e acessórios;
  9. Mude a localização dos objetos da sua casa;
  10. Procure comer alimentos que tragam memórias afetivas;
  11. Estude um outro idioma ou viva experiências culturais diferentes;
  12. Aprenda a tocar um instrumento musical;
  13. Medite e faça atividades relaxantes ou prazerosas;
  14. Escreva o nome de várias cores usando caneta de outra cor;
  15. Memorize listas e tarefas simples do dia a dia. Bons Treinos!

“Todo homem pode ser, se se propuser a isso, escultor do seu próprio cérebro”.
-Santiago Ramón y Cajal-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.