História da Maquiagem

Foto: freestocks - Unsplash

Sempre gostei muito de história, então resolvi falar sobre as minhas duas paixões, história e maquiagem. Por isso, farei um breve resumo da história da maquiagem.

Iniciarei com a origem, é certo que algumas tribos indígenas sempre usaram maquiagens em diferentes rituais, nas guerras, alguns povos utilizavam por acreditarem que protegia.

Mas os primeiros registros datam de 3.000 A.C. no Egito.

Os egipcios pintavam o que consideravam a “janela da alma”. Homens e mulheres utilizavam uma mistura preta em volta dos olhos, algo que também os árabes e indianos sempre fizeram. Não era apenas por vaidade, mas um cuidado medicinal e contra o mau olhado.

Cleópatra tornou célebres seus rituais de beleza, que incluiam máscaras faciais, depilação e banhos de leite para hidratar a pele.

As esculturas dos Gregos e Romanos comprovam que não só as mulheres se maquiavam, como também os homens pintavam os olhos.

O dramaturgo grego Plauto (230 – 180 a.C) acreditava que “uma mulher sem pintura é como comida sem sal“.

Na Idade Média, a terrível Idade das Trevas, o fanatismo religioso fez com que a maquiagem fosse abandonada, então apenas as prostitutas e bruxas faziam uso destas artimanhas para “enganar” os homens.

A vaidade precisava ser punida, sobretudo a feminina!

Como efeito rebote a punição por alguns séculos continuou valendo na Inglaterra, e a lei permitia ao marido pedir o divórcio se a mulher usasse destes “terríveis artifícios” para conquistá-lo!

Como de costume, a mulher não podia nada.

Na Renascença, com o Iluminismo, algumas questões foram sendo abandonadas e a maquiagem voltou a ser usada nas cortes mais sofisticadas.

A pele branca e alva era vista como sinal de poder e riqueza e todos usavam pó de arroz e pomadas para dar cor à boca e bochechas.

Os exageros do período Barroco ampliaram o uso de cores, e os olhos passaram a ganhar também uma atenção especial, inclusive algumas sombras eram feitas de ouro, prata e pedras preciosas.

O termo make up foi criado pelo inventor do conceito de maquiagem, Max Factor.

Ele nasceu na Rússia, foi responsável também pela invenção dos cílios postiços, do gloss, para aumentar os lábios e pancake.

Max Factor, além de desenvolver os seus produtos e ser excelente maquiador, era especialista em visagismo

Sua empresa, fundada em 1909, para atender as demandas dos estúdios de Hollywood, criou artigos que se tornaram mania, já que todas as mulheres queriam ficar parecidas com suas estrelas.

Desde então, o número de mulheres que se produzem com maquiagem só aumenta,  já que é notório o bem e serventia que faz para realçar a beleza da mulher, além de disfarçar os pontos que incomodam. Viva a make, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.