Jornada Preta aposta em uma trilha de conhecimento para o ingresso de universitários negros no mercado de trabalho

Foto: divulgação
Programa de Estágio Braskem 2023 abre inscrições com foco na diversidade e inclusão; contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência é prioridade nesta seleção

“Um ambiente de trabalho sem discriminação étnico-racial e com uma maior equidade de gêneros traz para nós, mulheres negras, um impulso maior na luta pelo empoderamento, visibilidade e protagonismo”. O depoimento da estagiária de produção de Cloro Soda, Adryelle Gomes, demonstra a importância da abertura do mercado de trabalho com foco na diversidade e inclusão.

Na busca por impulsionar e potencializar o ingresso de pessoas universitárias negras no mercado de trabalho e para aumentar a sua representatividade dentro da empresa, a Braskem lançou, no último dia 22, a Jornada Preta. Para participar, o estudante deve se cadastrar na plataforma Bettha (https://www.bettha.com/#/trilha/75-jornada-preta-braskem) para trilhar um caminho repleto de vídeos e podcasts sobre inclusão, experiências de início e redirecionamento de carreira, além de conhecer o Café Preto e a Rede de Afinidade de Raça e Etnia da Braskem.

“A iniciativa busca dar notoriedade e oportunidade aos estudantes negros, mulheres e pessoas com deficiência. A proposta é mostrar que o real local de todos eles é no mercado de trabalho, incentivando assim o processo de inclusão dentro da empresa”, afirma Elizabeth Conde, analista da área de Pessoas & Organização da Braskem em Alagoas.

A plataforma, com conteúdo exclusivo e gratuito, também possibilita interações em um fórum para engajar as pessoas e fazer a mediação de discussões. A trilha de podcasts sobre carreira e protagonismo dentro do ambiente de trabalho, por exemplo, é uma oportunidade de aprender sobre como se preparar para entrevistas, além disso, há também discussões sobre as questões raciais no mundo corporativo.

Em relação ao estágio universitário, os resultados alcançados no ano passado apontam que o compromisso de potencializar o desenvolvimento da inclusão dentro da empresa já está gerando bons frutos. Os números foram significativos em 2021, sendo 40% dos contratados pessoas negras, 54% mulheres, 55% pessoas de baixa renda e 12,5% pessoas com mais de 28 anos. Por meio de um processo piloto exclusivo, ainda foram contratadas pessoas com deficiência física, auditiva, de fala, visual e intelectual, que representaram 6% do total. Essas pessoas contaram com capacitações, ambientações e acompanhamento em seu processo de onboarding na Braskem. Já no estágio técnico, foram contratadas 53% de mulheres, 39% de pessoas negras e 13,6% pessoas com mais de 28 anos.

“A Jornada Preta é um programa gratuito com conteúdos exclusivos, com foco na inclusão e na potencialização do ingresso de pessoas universitárias negras no mercado de trabalho. Então se você conhece pessoas negras universitárias que estão em busca de uma oportunidade de estágio, indique que se cadastrem na plataforma e acessem os conteúdos da Jornada Preta”, informa Elizabeth Conde, analista da área de Pessoas & Organização da Braskem em Alagoas.

Programa de Estágio Braskem 2023

Empenhada em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e inclusivo, a Braskem deu início ao processo de inscrições para seu Programa de Estágio 2023. Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira.

O objetivo é reforçar os valores da empresa e atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar 50% do total de candidatos sendo do gênero feminino, 45% de pessoas negras e 5% de pessoas com deficiência. Já para o estágio técnico, a meta é contratar 50% de mulheres e 45% de pessoas negras.

Adryelle Gomes. Foto: divulgação

Para a estagiária de produção de Cloro Soda da Braskem, Adryelle Gomes, o processo seletivo da petroquímica é inclusivo e interativo, com etapas tranquilas e divertidas. “Estagiar na Braskem é viver um sonho, posso contribuir com o crescimento da empresa e percebo em mim uma evolução pessoal e profissional, pois eu posso adquirir a cada dia um novo aprendizado. Conhecer todo o processo petroquímico da indústria, questionar e solucionar problemas são atividades que contribuem para o crescimento exponencial na minha carreira profissional. Isso é apaixonante”, contou a universitária.

Vagas

Nesta edição, serão oferecidas mais de 370 vagas para Alagoas, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2023. Em Alagoas, são 19 vagas para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação dos cursos de Administração, Engenharias em geral, Gestão de Recursos Humanos, Controladoria e Finanças, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing. E 4 vagas para os estudantes de nível técnico que precisam ter, no mínimo, um ano de vínculo com a instituição de ensino nos cursos de Química, Automação, Eletromecânica, Mecânica e Mecatrônica. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar de 30 a 40 horas semanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.