Oficina de Bordado contribui com o aprimoramento de artesãs alagoanas atendidas pelo Sebrae

Fotos: Kelvin Gomes
Capacitação é ofertada por uma das fundadoras e presidente da Associação de Bordadeiras Pontos e Contos, Francisca Lessa

Com o propósito de aprimorar a arte e experimentar novas técnicas de bordado, nesta terça-feira (30), o Sebrae Alagoas deu início à Oficina de Bordado, em sua sede, em Maceió, com diversas artesãs alagoanas atendidas pela instituição e que contam com a carteira de artesão válida. A oficina, realizada de forma gratuita, ocorreu também hoje (31) e retornará na próxima terça (06) também na sede do Sebrae.

A oficina é ministrada por uma das fundadoras e presidente da Associação de Bordadeiras Pontos e Contos de Penedo, Francisca Lessa. Ela é referência quando o assunto é bordado, além de oportunidade de geração de renda para várias mulheres do município de Penedo, que são inseridas no mundo do artesanato por meio da confecção de peças da moda feminina, masculina, infantil, além de objetos de decoração e acessórios.

Durante a oficina, ela deu dicas de como escolher a linha certa para cada tipo de tecido, além da importância de montar uma paleta de cores ideal para cada tipo de peça e ocasião. Em seguida, já iniciou a oficina de forma prática, com as participantes escolhendo linhas e riscos para o bordado.

Fotos: Kelvin Gomes

Emocionada, ela recordou sua infância, quando começou a bordar aos sete anos de idade e via sua mãe ensinar essa arte a outras mulheres. “É uma honra poder repassar esse conhecimento aqui nessa oficina, para essas grandes artesãs e ainda ser chamada de mestra por elas. Me lembro da minha mãe que também era bordadeira, fazendo isso, ensinando outras mulheres e passando essa arte. Com isso, eu também aprendo. Minha expectativa é transmitir algo a elas, mas também aprender”, ressalta.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, a importâncias deste repasse de técnicas a outras artesãs alagoanas. “A maioria dessas artesãs que participaram não sabem bordar. As que ainda sabem vão participar para aprimorar suas técnicas. Também trouxemos um grupo da Associação das Rendeiras de Singeleza e Bordados de Paripueira, a Artecer. A Singeleza é nosso patrimônio imaterial. Esse grupo já queria melhorar produtos através do bordado e essa é uma oportunidade. E não tinha pessoa melhor que a Francisca para compartilhar esse conhecimento com elas”, afirma.

“Já fazemos a Singeleza, mas queremos agregar ainda mais valor ao nosso bordado, à renda, ao tecido, ao linho que já é um tecido nobre. Há tempos que estávamos solicitando esse apoio para capacitação sobre bordado e quando surgiu essa oficina ficamos muito felizes. Acredito que esses três dias de capacitação poderão trazer uma nova cara ao nosso trabalho. O público pede, o mercado pede. Se a gente pudesse, traria todas as mulheres da associação para cá”, conclui Jeane Valentim representante da Artecer.

A oficina também contou com colaboradoras do Sebrae. Uma delas é a analista da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Alagoas, Karleanny Sandes, que passou a buscar mais conhecimento sobre a arte de bordar, servindo como uma espécie de terapia. “É maravilhoso participar dessa oficina. Sempre achei o bordado algo bonito. Sempre quis fazer um curso profissional. Quero aprimorar meus pontos e aprender técnicas novas. Isso traz mais qualidade de vida, me ajuda a desacelerar, a ficar mais tranquila. Só tenho a agradecer pela chance de aprender com a Dona Francisca. Já fui até lá na Pontos e Contos conhecer o trabalho delas”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.