Último dia da programação da Arena Sebraelab no Trakto Marketing Show

Foto: divulgação.

O último dia da programação da Arena Sebraelab, dentro do Trakto Marketing Show, no sábado (20), no Centro de Convenções de Maceió, foi bastante diversificada abordando temáticas como marketing digital, streaming, dados e um painel sobre afroempreendedorismo, mostrando cases locais, em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20. O último dia ainda foi marcado pelo resultado do DemoDay 2021 na arena principal.

Foto: Sônia Onuki, divulgação.

A programação da Arena Sebraelab teve início com a palestra ‘O sucesso tem a cara da mãe’, apresentada por Sônia Onuki, psicóloga, professora de felicidade e fundadora do Instituto Onukisan. Ela lembrou que o nascimento do sucesso tem a ver com o próprio nascimento do ser humano desde a sua concepção e tempo que o bebê esteve no ventre da mãe.

“Isso é neurociência. Se você não reconhece sua mãe e o seu pai como suas raízes, independentemente de como eles são, se abandonou ou renegou sua criação, você é metade de você. Quando a raiz da árvore está fraca, ela tomba. Se não tivermos raízes fincadas nos nossos ancestrais e fizer essa reflexão não podemos alcançar o sucesso”, afirma.

Ela também ressaltou que, fazer um resgate das raízes é algo fundamental para realizar sonhos e chegar ao sucesso, mesmo que os pais sejam imperfeitos, perversos.

“Para estarmos aqui hoje, a nossa mãe nos carregou no ventre, tivemos nossos ancestrais. A raiz não é pequena. Para atingir o sucesso, temos que beber na raiz. Mesmo não gostando deles, mesmo que eles não tenham nos criado bem. Como adultos, devemos ter autorresponsabilidade, tomar posse de nós mesmos, da nossa vida, lembrando que o nosso trabalho começou a partir da nossa mãe”, pontua.

Logo após, Fábio Atual, ator, criador de conteúdo, jornalista e palestrante, apresentou a palestra ‘Profissão Streamer: como realizar lives de sucesso’. Na oportunidade, ele falou sobre as diferenças de Streamer e Youtuber.

“Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar cada vez mais conectadas e gerando lucros para os seus negócios. Com isso, a gente desmistifica que ser streamer não é só falar sobre games. O streamer faz transmissão ao vivo na internet e o youtuber cria conteúdo para a plataforma”, afirma.

Outros tópicos tratados por ele foram sobre o novo rádio e a nova TV ao vivo através dos podcasts e videocasts, citando exemplos internacionais como Joe Rogan e nacionais como Flow Podcast, Podpah, Primocast e Os Sócios. Ele também apresentou plataformas e alternativas para monetização através do streaming como o ‘superchat’, ‘anúncios’, ‘Instagram Live’ e ‘Tiktok Live’, ressaltando que o streamer e empreendedores que fazem live devem prestar atenção aos novos comportamentos.

“Internet é comportamento. É estudar o que está acontecendo no mundo. É importante fazer um planejamento e treinar sempre, nem que seja na frente do espelho ou fazer uma live para ninguém. No início, é normal falar para ninguém. Só comece com o pouco que tem, no tempo extra”, aconselha.

Foto: Carlos Lima, divulgação.

Na sequência, Carlos Lima, diretor executivo da ID5 Agência Digital apresentou as ‘Ferramentas Visuais e Mapeamento de Experiências, citando os novos desafios com a avalanche de dados na internet, ressaltando que a mudança cultural precisa acontecer nas empresas para que elas lidem bem com os dados e os usem ao seu favor.

Carlos Lima ainda ressaltou a importância de trabalhar com métodos ágeis. “O empresário tem que entender que as empresas, de qualquer segmento, não somente da área de tecnologia, têm que trabalhar com métodos ágeis, fazendo uma mudança cultural. Assim, elas podem errar logo, errar pequeno e corrigir logo”, pontua.

Entre as ferramentas citadas por ele, estiveram o Canvas, Análise Swot, Service Blue Print, além do mapeamento de proposta de valor, todas contribuindo para o aumento da capacidade de processamento e estímulo a conversa entre as equipes. Carlos Lima tratou sobre outros temas: experiência do usuário, design sprint, funil de vendas e métricas.

Expectativas dos Afronegócios

Foto: divulgação.

A Arena Sebralab também recebeu o painel ‘As Expectativas dos Afronegócios’, para celebrar o Dia da Consciência Negra. O painel foi mediado por Jonathan Silva, cofundador da Rede Cenafro em Alagoas e CEO da Formmer Afro Consultoria. O espaço contou com as presenças das empreendedoras Rosiléa Viana, da Divinas Pretas (@divinaspretas.mcz) e Joyce Nobre, da Nobre Viver de Arte (@nobreviverdearte) e da Flau Nobre (@flaunobremcz), compartilhando suas trajetórias e desafios. Confira a matéria na íntegra: http://www.al.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/AL/arena-sebraelab-aborda-expectativas-dos-afronegocios-no-trakto-marketing-show,ecffd896d924d710VgnVCM100000d701210aRCRD.

Resultado do DemoDay 2021

O último dia também foi de celebração aos vencedores do DemoDay 2021, após as fases de pitches e mentorias com especialistas do Sebrae Alagoas. A startup vencedora foi a Mundo Jix, de Aracaju/SE, ambiente digital desenvolvido para quem quer contratar pessoas nas áreas de tecnologia, marketing, vendas ou administrativa.

Márcio Melo, CEO da Mundo Jix, deixou uma mensagem para empreendedores que estão começando no universo das startups. “Tenham atitudes de fé. Há dois anos larguei o meu emprego para iniciar esse projeto, justamente durante a última edição do Trakto Marketing Show. Antes de subir aqui, em mais uma atitude de fé, coloquei o boné da Bossa Nova Investimentos e agora iremos receber aporte de R$500 mil deles. Empreendedores, acreditem em Deus, acreditem em vocês mesmos”, ressalta.

Em segundo lugar ficou a startup Timmy, de Maceió/AL. A empresa alagoana desenvolveu uma plataforma de gestão de marketing que conecta empresários, consultores e fornecedores para a tomada de decisões mais inteligentes.

Terceiro lugar, a startup Bipp, de Picos, interior do Piauí, que criou uma plataforma que integra as relações comerciais do agronegócio, unindo players como produtores, agroindústrias, cooperativas, associações e lojas de insumos agrícolas.

Palestras

A programação do Sebraelab seguiu com a palestra ‘Como conseguir posicionamento digital do Instagram’, com Keyla Gabrielle, estrategista digital, mentora e coach de empreendedoras, fundadora da escola de empreendedores digitais On School. Ela deu dicas de como ter um bom posicionamento digital nas redes sociais a partir da forma de atender os clientes e oferecer um produto. Ela ainda explicou sobre a pirâmide de autoridade nas redes e suas categorias, branding estratégico e definições da linha de design e linha editorial das redes sociais pessoais ou da empresa.

O público da Arena Sebraelab também pode acompanhar a palestra ‘Lei Geral de Proteção de Dados Descomplicada, ministrada por Milla Pasan, mestra em propriedade intelectual, advogada, produtora cultural, consultora e professora. Ela apresentou alguns tópicos da lei que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, de pessoas e empresas com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Foto: Téo Vilela Neto, divulgação.

O espaço também recebeu Alê Queiroz e Téo Vilela Neto, diretores da Maple Bear, escola que oferta educação bilíngue canadense em Maceió e mais de 530 unidades em 30 países do mundo. Eles apresentaram ‘A educação do futuro’ para crianças de hoje, ressaltando que as principais diferenças entre homens e máquinas, sobretudo na educação e na alfabetização, serão a capacidade criativa do ser humano e as habilidades que serão cada vez mais exigidas até o ano de 2025, entre elas: o pensamento analítico e a capacidade de inovação e resolução de problemas complexos, criatividade, originalidade e iniciativa, resiliência, liderança e influência social.

Em seguida, a psicóloga, coach e recursos humanos do Grupo Viver Melhor, Sirleide Santana ministrou uma palestra sobre a importância da saúde e condicionamento mental do empreendedor, citando o heroísmo dos empreendedores brasileiros e pontos de vulnerabilidade deles, trazendo exemplos de super-heróis como Super Homen, Batman e Robin.

Foto: Rapha Falcão, divulgação.

A última palestra da Arena Sebraelab foi feita por Rapha Falcão, especialista em Marketing para Pequenos Negócios e criador de um dos principais perfis de marketing digital do Brasil, o (@dicasdigitais). Com o tema ‘neurovendas: estratégias práticas para vender mais’, trazendo dicas de como monetizar e cativar clientes a partir da oferta de conteúdos gratuitos e que gerem valor.

“A principal dica é trabalhar o princípio da reciprocidade. É fazer com que o cliente tenha uma dívida de gratidão com você. É ofertar muito conteúdo gratuito e de qualidade, que fale por você, deixando ele envergonhado ao ponto de querer pagar a ‘dívida’ e comprar de você”, afirma.

Rapha Falcão ainda abordou o conceito de gatilhos mentais e deu dicas sobre alcance, engajamento e compartilhamento, listando os conceitos de neurovendas, unindo o marketing à neurociência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.