Alimentos que podem atrapalhar o sono de uma criança

Seu filho tem problemas para adormecer ou costuma acordar no meio da noite? O motivo pode ser a alimentação, na verdade a dieta pode ser um dos principais motivos que interferem no sono da criança e controlar o que elas comem, especialmente na hora de dormir, é vital se você quiser que elas durmam o tempo que precisam para o seu desenvolvimento natural.

Quando se trata da alimentação dos filhos, estamos muito conscientes de quais alimentos são considerados “ruins” ou “bons” para eles, mas é importante considerar como certos alimentos afetam diretamente a qualidade do sono da criança, eles podem interferir de maneiras diferentes dependendo do alimento e dos horários que são consumidos.

Mas afinal, quais são esses alimentos que devem ser evitados principalmente perto da hora de dormir?

Açúcar

As crianças adoram alimentos doces, por isso não quer dizer que você deve impedi-las de comer completamente, mas é importante evitá-los especialmente perto da hora de dormir. Se a criança tem níveis elevados de açúcar no sangue, ela terá problemas para pegar no sono e quando esse nível cair no final da noite, também pode fazer com que elas acordem.

Alimentos gordurosos 

Alimentos que são mais ricos em gorduras também podem atrapalhar nesse momento, pois geralmente são difíceis de digerir pelo estômago, especialmente em crianças. Comer alimentos gordurosos muito perto da hora de dormir, portanto, muitas vezes leva à indigestão, tornando o sono improvável.

Cafeína

Uma alta ingestão de cafeína pode interromper o sono de qualquer pessoa, mas para as crianças é ainda mais provável. Há cafeína em muitos alimentos e bebidas como bebidas de chocolate e refrigerantes.

Alimentos apimentados

Eles podem gerar bastante desconforto, pois podem causar  problemas gastrointestinais .

Ou seja, alimentos como: chocolates, refrigerantes, batata frita, corantes e conservantes, sorvetes, embutidos como salsicha ou linguiça, são alguns desses alimentos que podem interferir na qualidade do sono do seu filho.

Também é importante estar atento nos horários das refeições e nas quantidades ingeridas principalmente no jantar. Tudo com moderação é uma boa regra quando se trata de crianças e suas dietas, por isso é importante entender como a dieta pode ter impacto em vários aspectos da vida de uma criança e planejar adequadamente. Esse planejamento e a mudança nem sempre será uma solução rápida na rotina do sono desregulada da criança, mas pequenas mudanças saudáveis de forma gradativa poderá eliminar a dieta como causa de problemas do sono, além disso uma boa nutrição e a quantidade certa de descanso também irá contribuir em outros aspectos importantes como a redução de risco de obesidade infantil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.