Aprendendo a meditar: leia este artigo antes de desistir

Foto: Katerina Jerabkova - Unsplash

Para quem está começando, a meditação pode parecer algo impossível de fazer. Afinal, é preciso “estar relaxado”, “esvaziar a mente”, conseguir ficar na posição de lótus durante um bom tempo, e tudo mais que você já deve ter ouvido por aí.  Mas na verdade, meditar nada mais é do que observar a mente e os pensamentos.

É preciso compreender a mente no sentido de saber o que melhor se adapta a você. Nem sempre a posição de lótus será a melhor, nem sempre o silencio total trará o foco necessário, e nem sempre temos à nossa disposição um ambiente totalmente calmo e sereno. O importante neste início é tentar. Conseguiu 5 minutos? Tá ótimo. Foi lavando a louça e focando 100% no que estava fazendo? Também conta. Precisou de alguma música ou mantra para se concentrar? Perfeito. Não se cobre tanto, afinal, não existe só uma maneira de meditar.

Os benefícios da prática envolvem a diminuição da ansiedade, aumento da estabilidade emocional, da criatividade, desenvolvimento da intuição, autoconhecimento e conexão com tudo que é. Por isso, no início da pandemia as buscas pelos termos “meditação” e “mindfullness” nunca estiveram tão altas durante os últimos 16 anos, segundo dados do Google.

Meditação guiada

Se mesmo assim você tem muita dificuldade em se concentrar e manter o foco, tente fazer uma meditação guiada. Existem várias opções disponíveis na internet, basta pesquisar por “meditação guiada” ou “meditação para iniciantes” e dar play no que mais te agradar.

Respire com atenção

Sinta e perceba o ar entrando e inflando o peito. Ao expirar, sinta esvaziar, trazendo a barriga para dentro. Faça com calma e atenção e perceba como seu corpo é incrível e mágico. Mesmo que os pensamentos voltem a sua mente, você se condiciona a retornar ao foco da sua respiração.

Meditação ativa

Uma outra alternativa que pode servir de pontapé para outras modalidades de meditação, é a forma ativa. Aqui é possível colorir mandalas, fazer um artesanato, desenvolver algo artístico, ainda que simples, mas com atenção no que está fazendo, é uma forma de acalmar a mente e meditar ativamente.

Sinta os benefícios na prática

Perceba como você fica relaxado e com mais clareza mental. O exercício de meditar quando feito com assiduidade nos traz amplitude de pensamento e assertividade; paramos de nos embolarmos nos pensamentos da mente; você começa a ser o senhor de si mesmo. Perceba o quanto meditar melhora seu dia, e, no seu tempo, transforme em um hábito com amorosidade consigo mesmo.

Caso você ainda não se sinta confiante no seu processo meditativo, converse com pessoas que já tem a prática. Terapeutas integrativas e professores de ioga são bons profissionais que podem te ajudar! Certamente você será grato a si mesmo por este feito no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.