Bateria social, um cuidado intencional que precisamos lançar mão em nossas relações interpessoais?

Foto: Brooke Cagle - Unsplash

Pensando em energia, a maioria das pessoas pensa logo em energia física ou emocional. Seja no atleta que pode correr uma maratona bem rápido ou na garota que apenas exala entusiasmo e positividade. Essas formas de energia são as mais óbvias, mas existe também um tipo de energia muito importante que devemos nos atentar. A nossa bateria social. A bateria social está associada ao quanto de energia precisamos de forma individual para passar em ambientes estimulantes com outras pessoas. 

Nossa bateria social muitas vezes é vista como uma peça abstrata da gente, mas, se você prestar mais atenção nela, poderá compreender e ser mais assertivo em suas relações.  Na formação da nossa personalidade desenvolvemos nossa capacidade de socializar, a partir dessa formação teremos um nível do quanto gostamos de nos relacionar, o quanto isso nos sobrecarrega e assim por diante.

Você deve estar se perguntando, qual a intencionalidade que devemos ter com nossa bateria não é mesmo?

Imagino que quando seu celular está em 10% de bateria você já entra em alerta para carregá-lo, certo? Com nossa bateria social não deveria ser diferente, nós devemos cuidar dela com zelo para que nossas relações possam ser mais bem aproveitadas e prazerosas também. 

Existem alguns sintomas da falta dessa energia que podem ser observados:

Olhar inquieto para a tela do computador ou celular esperando algum estímulo;

Cansaço e falta de entusiasmo, mas agitado e entediado ao mesmo tempo;

Inquietação confundida com ansiedade;

Falta de atenção no momento presente. 

Quando sua bateria social está quase no fim, pode passar horas tentando trabalhar ou fazer algo significativo, mas o êxito será quase que impossível.  

Então quando falamos de energia social, estamos falando apenas das pessoas extrovertidas e talvez se você é um introvertido, não precisa se preocupar com isso, certo? Errado. 

Os introvertidos precisam cuidar de sua bateria social muito mais do que os extrovertidos. Ser introvertido significa simplesmente que você tem uma necessidade menor de energia social, não que você não precise dela. Assim como às vezes os extrovertidos precisam de tempo para ficar sozinhos e pensar, os introvertidos devem obter energia social para fortalecer também suas relações interpessoais.

Dependendo de onde você se enquadra no aspect introvertido-extrovertido, a forma como você carrega sua bateria social e se relaciona com as pessoas varia.

Para Introvertidos:

Introvertidos obtêm energia de dentro. Eles tendem a pensar nas coisas com cuidado e não gostam de ser o centro das atenções. Passar longos períodos de tempo em multidões ou com muitas pessoas esgotará sua bateria social de forma muito rápida.

Atividades solitárias são úteis para equilibrar e recarregar sua bateria social. Alguns exemplos são: Escrever em um diário, exercitar-se por conta própria como, ioga ou corrida, cozinhar, fazer uma pausa nas redes sociais e dar um passeio.

Para Extrovertidos:

Extrovertidos extraem energia de outras pessoas em seus arredores. Eles gostam de estar com grandes grupos de pessoas, tendem a ser falantes e não gostam de ficar sozinhos. Socializar com os outros é o que alimenta a bateria social de um extrovertido. Fazer planos com amigos e familiares, ou seja, andar de bicicleta ao ar livre, fazer chamadas de vídeo com a família ou encontrar amigos para tomar um café, oferecendo seu tempo para ajudar os outros são algumas maneiras que os extrovertidos usam para interação.

É normal que em diferentes momentos da vida e a partir de determinadas situações se sentir mais ou menos social. Há quem relate que após a quarentena, por exemplo, sentiu que sua bateria social sofreu alguma alteração.

A melhor maneira de aumentar a capacidade de sua bateria social é simplesmente sair e se misturar, mesmo que seja meio estranho no começo. Busque terapia se você suspeitar que um obstáculo mental subjacente está te impedindo de cuidar dessa parte tão importante da sua vida.

Não importa como sua personalidade atrai energia, lembre-se de que você é um indivíduo único.

Meu desejo é que você possa se olhar com mais autocompaixão e atender as suas necessidades de forma intencional, leve e autêntica.

Maiara Silvestri – Psicóloga CRP 15/3490

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.