Crie o hábito de celebrar as suas vitórias

Foto: Becca Tapert - Unsplash

Parece uma coisa simples e óbvia à primeira vista, celebrar as nossas vitórias! Mas, durante as minhas sessões de terapia holística, quando pergunto se a pessoa tem esse hábito, constato, na maioria das vezes, e sem surpresa, que não.

E isso me faz refletir sobre o quanto não nos valorizamos ou, até mesmo, o quanto nós nos desvalorizamos!

Temos a tendência a valorizarmos mais o que o outro faz do que a nós mesmos! Quando olhamos para o lado, a grama do vizinho é sempre mais verde, mais crescida, mais bonita! Por que somos tão duros com nós mesmos na hora de valorizarmos o nosso próprio “jardim”?

Isso remete diretamente a nossa auto estima e autoimagem. Por que achamos que somos inferiores e que não somos merecedores?

Quando valorizamos as nossas pequenas vitórias deixamos de nos comparar aos outros, de nos inferiorizar, e passamos a nos comparar a nós mesmos, como estamos progredindo, como estamos avançando nas nossas metas e objetivos pessoais.

Isso nos traz uma satisfação pessoal enorme, uma sensação de ser vitorioso, de acreditar que podemos, que somos capazes, ao mesmo tempo que nos empodera, nos dá coragem para perseguir desafios maiores e aumentar as nossas possibilidades de ser tudo que podemos ser!

O ato de celebrar as nossas pequenas conquistas e vitórias é um ato de amor próprio e de autovalorização, de apreciar a coragem de vencermos os desafios e bloqueios pessoais, aqueles que muitas vezes ninguém conhece, e que só nós sabemos o quanto foi difícil de superá-los! Isso tem um valor enorme!

Sabe aquele tapinha nas costas que recebemos de um chefe ou de um colega ou parceiro, que significa que fizemos um bom trabalho? Pois essa prática tem esse mesmo efeito! É o seu tapinha nas costas em você mesmo, o seu auto incentivo, a sua auto motivação.

A celebração serve para que você marque este feito, para dar a devida importância a ele! Para que você seja reconhecido e “recompensado” pelas suas vitórias pessoais por você mesmo e também pela sua família, seu parceiro, seus pares.

E para que você tenha consciência dos seus feitos, para que possa comemorá-los devidamente, recomendo também, que você tenha um caderninho onde você anote e mantenha uma lista das suas conquistas pessoais.

Essa lista deve ser atualizada a cada nova conquista! Ela estará ali, pronta para te ajudar, naqueles dias onde a autoestima está baixa, em que você tem medo de falhar e acaba duvidando da sua própria capacidade.

Nestes dias, você vai pegar essa lista e vai lê-la para lembrar-se do seu próprio valor, de tudo o que você já conquistou e quantas vezes você venceu seus medos.  Depois de lê-la,  tenho certeza que se sentirá orgulhoso de você mesmo e encorajado para seguir em frente!

Eu te convido a fazer uma retrospectiva, refletir e anotar as suas conquistas e vitórias. Pense também em quais as coisas que conseguiu mudar. Sabe aquelas coisas bobas?  Sim, elas importam! São as pequenas mudanças que te levam a uma grande evolução!

Celebre isso! Celebre as suas grandes e pequenas vitórias! Crie esse novo hábito! A vida é curta demais pra gente não celebrar.  Quando celebramos nos sentimos capazes  e confiantes.  Celebremos!

Será que a partir de agora você vai anotar cada conquista e celebrar suas pequenas vitórias?

Se você gostou deste texto, acompanhe o meu perfil no Instagram e tenha acesso a dicas, conteúdos e inspirações para uma jornada de autoconhecimento e autocura.

https://instagram.com/corpusgratus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.