ONU MULHERES e ELAS TRABALHAM discutem a invisibilidade e impacto do trabalho do cuidado nas mulheres

Foto: DCStudio - Freepik

A ONU MULHERES e o Projeto ELAS TRABALHAM se uniram para ampliar a discussão sobre o impacto do trabalho do cuidado no desenvolvimento social, financeiro e profissional das mulheres. Em um episódio especial do podcast Elas Trabalham a jornalista Thaise Xavier recebeu a especialista de Empoderamento Econômico na ONU Mulheres, Flávia Muniz e a escritora, e apresentadora do GNT, Elisama Santos, para conversar sobre a pauta que é um dos pilares da ONU Mulheres.

“É importante a gente dizer que o trabalho do cuidado é necessário para que a gente sobreviva, que um cuide do outro. A grande questão é: quem está fazendo, quase que exclusivamente, o trabalho de cuidar?  Não é sobre acabar com o trabalho do cuidado, mas de questionar por que ele é colocado como sendo somente da mulher. Precisamos reconhecer, redistribuir e remunerar o trabalho de cuidar”, explica Flávia Muniz.

Dados da CEPAL (Comissão Econômica da América Latina e Caribe) fornecidos pela ONU MULHERES, mostram que 75% de todo o trabalho do cuidado é realizado exclusivamente por mulheres, o que significaria que entre 15 e 27% do PIB dos países da região de América Latina e Caribe seria do trabalho doméstico e do cuidado não remunerado. Para se ter uma ideia, seria maior que todo o setor de tecnologia do mundo.

Segundo Elisama Santos, a mulher paga ao longo do tempo com a sua vida, por ter-lhe o trabalho do cuidado integralmente atribuído a ela. “Ela paga com a vida dela, com os sonhos dela, com a saúde e com os vínculos que ela deixa de formar, por não ter tempo para além de cuidar do outro. Além de ter todo o seu valor como mulher atribuído ao trabalho de cuidar da casa, dos filhos, do marido e todos à sua volta. Nos deram este trabalho e ele ainda nos impede de irmos além das nossas casas”, destaca.

O ELAS TRABALHAM

O projeto foi criado em 2020 pela jornalista Thaise Xavier e tem como foco discutir e pesquisar exclusivamente sobre o trabalho feminino, seja ele dentro ou fora de casa, e todos os temas que impactam a mão de obra feminina. Em mais de dois anos de dois anos de história já desenvolveu ações e conversas com nomes como LUANA GÉNOT, THINK OLGA, DEH BASTOS, CARLA LEMOS, IRINA CORDEIRO e MARY DEL PRIORE.

O episódio do Elas Trabalham em parceria com a ONU MULHERES está disponível em todas as plataformas de áudio e para conferir é só dar o play.

ELAS TRABALHAM

Episódio 43: Porque as mulheres estão tão cansadas

Onde: Agregadores de podcast como Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.