Os benefícios da meditação no período pré-menstrual

Foto: Benjamin Child - Unsplash

A meditação é uma prática milenar que consiste em direcionar a atenção a um pensamento, geralmente no presente, de maneira muito concentrada. Existem diversos tipos de meditação, entre elas, meditação guiada, Qigong, exercícios respiratórios e muitas outras.

Qualquer uma dessas técnicas traz grandes vantagens para a vida, como por exemplo, aumenta o poder de concentração, melhora a memória, promove o bem-estar físico e mental, acalma a mente diminuindo o estresse, entre outras.

Pesquisas mostram que a meditação melhora os sintomas físicos e emocionais da TPM, principalmente nas mulheres que apresentam TPM grave. Em comparação com outras práticas calmantes parecidas, como assistir um filme, a meditação alivia muito mais os sintomas (1).

Em outro estudo, foi constatado que mulheres que sofrem de TPM são mais propensas a buscar métodos alternativos – incluindo a meditação – para alívio dos sintomas (2). Para quem quer começar a se beneficiar com o uso desta prática, aqui vão algumas dicas para iniciantes:

Não se cobre tanto

É impossível sair de um estado nervoso, e em poucos minutos de meditação, estar plena como se nada tivesse acontecido. Se estiver muito estressada, faça uns exercícios de respiração antes para limpar a mente.

Fique off

Só comece depois de colocar o celular no modo avião e tirar o interfone ou telefone do gancho. Qualquer interrupção dessas irá cortar sua concentração e te deixar frustrada por “não estar conseguindo”.

Postura correta

Busque uma posição confortável, procurando deixar a sua coluna ereta, mesmo que você consiga ficar somente alguns minutos sem se mover – já que o importante agora é exercitar sua consciência corporal.

Apenas faça

Nem que você comece com cinco minutos diários e vá aumentando aos poucos, mas comece. Feito é melhor que perfeito, às vezes quem se prepara demais acaba não fazendo. Lembre-se que irá melhorar sua TPM aos poucos e certamente você não irá deixar para depois.

Se você deseja conhecer outras terapias complementares que também podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM visite o site da Corpus Gratus www.corpus-gratus.com ou confira os vídeos e dicas no perfil @corpusgratus.

Referências:

  1. Goodale IL, Domar AD, Benson H. Alleviation of premenstrual syndrome symptoms with the relaxation response. Obstet Gynecol. 1990 Apr;75(4):649-55. PMID: 2179779.
  2. Fisher C, Adams J, Hickman L, Sibbritt D. The use of complementary and alternative medicine by 7427 Australian women with cyclic perimenstrual pain and discomfort: a cross-sectional study. BMC Complement Altern Med. 2016 May 18;16:129. doi: 10.1186/s12906-016-1119-8. PMID: 27189381; PMCID: PMC4870787.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.