Planejamento tributário pessoal

Foto: wirestock - Freepik

O planejamento tributário refere-se ao planejamento financeiro para a eficiência tributária.

Tem como objetivo reduzir as responsabilidades fiscais e otimizar as isenções e descontos fiscais e benefícios, tanto quanto possível.

Esse planejamento inclui a tomada de decisões financeiras e de negócios para minimizar a incidência de impostos. Isso ajuda você a aproveitar legitimamente o benefício máximo usando todas as disposições benéficas de acordo com as leis fiscais. Permite pensar em suas finanças e impostos no início do ano fiscal, em vez de deixar para a última hora. Desempenhando um papel importante na história de crescimento financeiro de cada pessoa.

O planejamento tributário pode ser classificado em:

Planeamento fiscal permissivo: Planejamento fiscal que se enquadra no quadro da lei.

Planejamento tributário intencional : É um método de planejamento tributário para um objetivo específico. Pode incluir a diversificação de ativos de negócios e renda com base no status residencial e substituição de ativos, se necessário.

Planejamento tributário de longo/curto prazo : 

O planejamento tributário feito todos os anos para objetivos específicos é chamado de planejamento tributário de curto prazo. E o planejamento tributário de longo prazo refere-se a práticas realizadas pelo autuado, que não são quitadas imediatamente. Simplificando, o planejamento de curto prazo geralmente ocorre no final de um ano fiscal, enquanto o planejamento de longo prazo ocorre no início.

O planejamento tributário é uma parte importante do seu planejamento financeiro geral. Um passivo tributário reduzido significa menos encargos para você, o que o levará a planejar sua meta financeira de acordo com seus sonhos e necessidades. Aqui estão alguns objetivos do planejamento tributário:

  1. Redução do passivo tributário
  2. Investimento produtivo
  3. Crescimento da economia
  4. Minimização do contencioso
  5. Estabilidade econômica

Para iniciar seu planejamento tributário você deve ter como ponto de partida uma avaliação precisa da sua renda anual e mensal. Além de uma consulta com um profissional da área para maiores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.