Sebrae orienta empresários diante do coronavírus

Devido à pandemia do coronavírus, o mundo encontra-se em estado de alerta contra a Covid-19. Em virtude disso, o Sebrae apresenta orientações gerais e dicas para o empresário da micro e pequena empresa e seus respectivos funcionários, negócios e, consequentemente, clientes.

Essas orientações variam desde comunicação e recomendação até a indicação de home office. É importante que o empresário mantenha o funcionário informado a respeito da prevenção da doença e realize ações como lavar as mãos e os braços com sabão, evite locais com aglomeração de pessoas e evite contato pessoal, especialmente das mãos. Além disso, é imprescindível haver o afastamento dos colaboradores com sintomas de gripe, a fim de evitar contaminação. Caso haja necessidade, em virtude da diminuição da atividade, o Sebrae propõe a implantação de um banco de horas e trabalho em casa.

Também é indispensável que a empresa comunique aos órgãos oficiais de saúde qualquer confirmação de caso naquele local de trabalho, além de seguir todas as orientações dessas autoridades.

Clientela

A respeito dos clientes, é necessário demonstrar segurança e seriedade sobre o tema coronavírus. Por conseguinte, deve-se verificar quais as modificações físicas que podem ser adotadas, como disponibilizar álcool em gel acessível e ventilação no ambiente. Pode-se também considerar formas de comunicação e atendimento diferentes, como entrega em domicílio, prestação de serviços online e videoconferência ao invés de reuniões presenciais.

Também é responsabilidade do empresário informar essas adequações a seus clientes e ser transparente quanto aos riscos e as recomendações das autoridades de saúde.

Em relação aos seus negócios, o empresário deve ficar atento ao seu caixa, podendo renegociar os prazos com seus fornecedores, além de atentar às linhas de financiamento colocadas pelo Governo Federal e Estadual para as dificuldades financeiras trazidas com a pandemia.

O empresário também deve planejar suas operações para os próximos meses, acompanhando o cenário mundial e local do coronavírus, tendo plano de ações, que inclui validar outros fornecedores de mercadorias e estocagem de produtos, atentando ao possível comprometimento de capital de giro.

Diante do cenário mundial, o Sebrae em Alagoas orienta que o empresário priorize o atendimento digital com a instituição, como o portal www.sebrae.com.br/alagoas, além do 0800 570 0800. Ainda assim, a entidade continua atendendo presencialmente na sua sede, em Maceió, e nas regionais no interior do estado – Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.