Simples ao falar, simples para entender

Foto: rawpixel.com - br.freepik.com

Termos técnicos, palavras difíceis, todos os trâmites e outras pitadas de explicações e explanações podem até serem bonitas e impactantes de início, mas elas não são eficazes.

Aprender a se comunicar e a quem comunicar é muito mais importante do que falar bonito. 

Com o corre-corre de todos os dias, reuniões, trânsito e compromissos mil, o hoje o tempo é muito mais valioso e é rei aquele que sabe simplificar. Esse é o segredo de quem realmente sabe comunicar, é sintetizar toda uma ideia num menor tempo possível e de uma forma clara e direta.

Palavras rebuscadas, explicações extensas e detalhadas deixemos para os técnicos quando tratados diretamente com os seus.

Mas o que envolve uma comunicação simples? Aqui vão algumas dicas de como você pode ser bem mais simplista e direto ao falar, o verdadeiro “sem rodeios”.

1. Crie o hábito de leitura

Quanto mais você ler, mais você aprende e enriquece seu vocabulário e a forma de sintetizar suas ideias. A leitura nos ajuda a formular ideias e a passa-las através de um linguajar rico e ao mesmo tempo fácil de ser compreendida.

2. Linguagem corporal

O corpo por vezes fala muito mais do que a boca. Quando utilizamos as mãos ao falar, conseguimos expressar melhor a mensagem que queremos transmitir. Além de humanizar a mensagem, também dar ainda mais vida a ela.

3. Adeque o seu discurso

Compreenda o seu público e fale de forma que seja parte do dia a dia dele. Não adiante eu falar um juridiquês pra quem é médico e vice e versa. Utilize um linguajar adequado, quanto menos técnico você for, mais compreensível será.

4. Escute com atenção

Para que não haja arestas na comunicação, precisamos saber se a outra parte realmente entendeu a mensagem e isso fazemos ouvindo essa segunda parte. Esteja atento ás perguntas, as outras explicações para saber se o quadro do qual você falou continua sendo quadro para o interlocutor.

5. Dê ênfase nos pontos importantes

Você pode fazer isso de várias formas, dentre elas é mudando o tom ou a velocidade da fala e da voz em certas palavras ou frases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.