Transição de carreira: e agora?

Foto: Magnet.me - Unsplash

Está se sentindo empacada? Saiba que é perfeitamente normal ter esses sentimentos uma vez na vida. O número de profissionais insatisfeitos com sua carreira aumenta a cada dia. Isso acontece principalmente porque somos encorajados a escolher uma carreira “às pressas”, e acabamos entrando em uma profissão sem conhecer o seu próprio mercado de trabalho. Por isso, a partir do momento que começamos a adentrar na profissão cada vez mais, podemos nos sentir insatisfeitos. A maioria dos jovens, por exemplo, entram em uma faculdade antes dos 18 anos, onde muitos não sabem o que querem fazer da vida de verdade.

Mas se você acha que precisa ficar nessa realidade para sempre, está enganada. É possível, sim, se descobrir em qualquer idade ou fase da vida. Você pode e deve conhecer a si mesma e entender o que precisa e do que gosta, inclusive na vida profissional. Por isso, vamos ver 3 dicas para fazer uma transição de carreira segura e sem medo?

1. Se planeje!

Primeiramente, pense. Pense muito, com calma e repetidas vezes. Você estará dando um passo muito grande, então precisa de toda claridade e estabilidade que conseguir. Nomeie os seus objetivos, planeje a sua carreira. Você vai adentrar numa nova carreira para quê? O que você quer com isso no futuro? O que você deseja conseguir em 5 ou 10 anos? Pense em todos os prós, os contras, esteja o mais preparada possível para imprevistos e buracos no meio do caminho.

Quais são seus pontos fracos? Quais são seus pontos fortes? Escolha sua carreira baseada no que você gosta, no que é competente e no que faz bem. Não adianta pular de galho em galho, e continuar sem algo estável por muito tempo. Pesquise, analise a sua realidade financeira, seus propósitos, o que você já tem, o que você pretende realizar… O primeiro passo de toda mudança é se preparar. Infelizmente, nada se torna perfeito de uma hora para outra. Leva tempo e requer paciência!

2. Invista

Nós sabemos que não é possível se jogar de cabeça em uma coisa nova sem pensar primeiro no que temos em mãos agora. Por isso, é necessário levar em conta os seus atuais gastos e finanças. Você irá precisar de um dinheiro guardado e de um plano de ação.

Invista em cursos profissionalizantes, procure uma rede de networking que te ajude a colocar planos em prática e conhecer pessoas novas que serão essenciais para sua nova área. Com uma boa rede de networking, você consegue criar pontes que te ajudam a avançar mais rapidamente na sua carreira. Contate amigos, entre em grupos, conheça pessoas novas, se comunique, faça sua marca!

3. Paciência, gafanhoto

Tudo tem seu tempo, e na maioria das vezes ele nunca é tão curto quanto desejamos que ele seja. Mas lembre-se: um progresso lento continua sendo um progresso. Não se permita frustrar-se com as pequenas inconveniências – elas sempre estarão por perto. Você sabe o que quer e irá conseguir, mais cedo ou mais tarde. É necessário paciência e gentileza consigo mesma, pois você estará nadando em águas totalmente desconhecidas, e algumas vezes irá se afogar – o importante é saber que sempre pode recomeçar e continuar de onde parou.

Comemore suas pequenas vitórias e não se deixe desistir pelos pequenos erros. A transição será lenta e algumas vezes difícil, mas você já deu o primeiro passo: o começo! Então, a partir de agora, é um de cada vez.

Boa sorte e conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.