Viva o presente

Foto: Felix Rostig - Unsplash

Se tem uma coisa que muita gente ainda não aprendeu na vida é que nada é permanente. Os anos passam e com eles, muita coisa muda. Damos início a novos ciclos, fechamos outros, a rotina muda, e as pessoas também. Para os mais apegados, à medida que as experiências se acumulam, fica mais difícil viver o hoje. E para os ansiosos também, já que a busca incessante pelo futuro os impede de aproveitar a jornada.

Na língua portuguesa a palavra “presente” possui dois significados. Estes significados se complementam, pois o presente é de fato, uma dádiva, um presente. O presente nos foi dado com tanto amor pelo Universo e nos proporciona tantas possibilidades, que seria uma grande falta de bom senso não aproveitá-lo!

Por outro lado, viver o hoje não significa que não podemos  olhar para trás, ou evitar fazer planos. Viver o hoje é encontrar um equilíbrio entre o passado e o futuro. É preciso lembrar o passado para agradecer e aprender, e pensar no futuro para planejar, poder construir o presente e viver com mais sabedoria.

Para poder seguir em frente e viver no tempo certo, é preciso enxergar o que passou sem mágoas e sem dor. Para que isso seja possível e você seja capaz de soltar essas amarras, aqui vão algumas dicas:

Coloque os seus sentimentos pra fora

Compartilhar uma carga a deixa mais leve. Se você ainda não consegue falar para alguém de confiança, escrever pode ser uma excelente opção para liberar essa negatividade.

Afinal, se não somos capazes de olhar com mais leveza para o passado, como poderemos vislumbrar um bom futuro, ou fazer acontecer um presente próspero?

Esteja no comando de suas emoções

Controlar pensamentos é uma tarefa praticamente impossível, já que nosso subconsciente é uma camada profunda e que não controlamos o que ele absorve. No entanto, é possível gerir as nossas emoções. A meditação, o Reiki, e a terapia floral, por exemplo, podem ser grandes aliados e contribuir para alcançar esse equilíbrio.

Perdoe as pessoas e a si próprio

O que aconteceu, já não pode mais ser desfeito. Mas se somos os protagonistas da própria vida, é possível fazer diferente hoje para mudarmos o futuro. Perdoar é uma das ações mais importantes para o crescimento pessoal e espiritual de um ser. Todos nós cometemos erros.

Cultive bons momentos

Para que seja possível criar boas memórias, é preciso se empenhar e fazer acontecer coisas boas. Trabalhar para realizar um sonho de viajar, não deixar os relacionamentos de lado e compartilhar bons momentos com as pessoas que nos fazem bem… Tudo isso pode contribuir para não ficarmos presos ao passado.

Não deixe para depois, e nem coloque sua felicidade no futuro. Viva. Hoje. 

Se você sente que precisa de ajuda com essa questão, ou deseja conhecer algumas das terapias complementares que ofereço e que podem ajudá-la a viver no presente, com mais equilíbrio e consciência, acesse o site www.corpus-gratus.com ou o meu perfil @corpusgratus no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.