5 dicas para gastar melhor o seu dinheiro

Foto: Visual Stories || Micheile - Unsplash

Estamos vivendo em uma época em que presenciamos situações não vividas e muito menos imaginadas por nossa geração. O cenário atual de pandemia trouxe consigo a incerteza em inúmeros aspectos. Um deles é a importância de um conhecimento prévio no mínimo básico sobre finanças, visto que ficou claro que nunca teremos tudo sob controle cem por cento do tempo. É preciso aprender a administrar melhor nosso dinheiro, fazendo o melhor uso possível dele, para estarmos preparadas da melhor forma. Para isso, vou te ensinar 5 dicas sobre como gastar o nosso dinheiro da melhor forma.

1. Aprenda a estabelecer prioridades

Na hora de escolher com o que gastar o seu dinheiro, é preciso estabelecer uma lista de prioridades, onde você consegue visualizar com clareza quais são as coisas principais que merecem os seus gastos.

Alguns exemplos são: contas fixas, serviços que você não consegue abrir mão, alimentação, vestimenta e o lazer. Ao fazer a lista e visualizar o que você precisa gastar todos os meses, junto com os respectivos valores, fica mais fácil ver quanto você gasta mensalmente e quanto é possível guardar para emergências e poupanças. Além de conseguir se organizar no presente, o futuro fica mais garantido, pois você terá o controle das situações.

2. Gerenciador financeiro

Uma boa dica para quem não tem a disponibilidade ou as habilidades necessárias para fazer esse relatório mensal, é a contratação de um profissional de contabilidade para cuidar dessa parte para você, fazendo com que sua vida fique mais fácil, além de organizada!

Além de que, um relatório feito por um profissional tem as métricas certas e ele consegue te passar uma visão geral das finanças e te auxiliar a controlar os gastos.

3. Seja objetiva!

Ao escolher em que gastar o seu dinheiro, tenha em mente como esse gasto vai impactar o seu futuro financeiro e, claro, o que vai trazer de bom para sua vida em geral. Ou seja, na hora de gastar, devemos sempre ter o objetivo daquela compra em mente, e não comprar impulsivamente em uma única ida ao shopping.

Uma boa dica quando se trata de altos gastos é estabelecer planos futuros, para manter a sua disciplina financeira. Estabeleça planos, etapas, sonhos. Exemplo: minha prioridade neste momento é a compra de um carro, ou quitar o meu apartamento – dessa forma, ao ver outra oportunidade de gastar o seu dinheiro, você irá pensar no seu plano principal. Ou seja, ao realizar essa compra, estará se afastando do seu objetivo.

4. Pense em investir

Qualquer um pode começar no campo de investimentos, mas esse plano funcionaria de uma forma mais fluída se você tivesse a ajuda de um profissional amigo, que conseguiria te auxiliar em como escolher o melhor tipo de investimento para sua área.

Ao investir parte do seu dinheiro mensalmente, você consegue uma segurança de que não gastará seu dinheiro com supérfluos. Alguns exemplos são a Poupança, mais comum entre os brasileiros, o CDB, títulos públicos e as ações.

5. Dê preferência para compras à vista

A dica que todos ouvimos pelo menos uma vez na vida é não gastar o que não temos. Logo, é uma ótima ideia fazer compras à vista, pois ao diminuir os gastos em cartões de crédito, você consegue ter um controle maior e melhor dos seus gastos durante o mês.

O cartão de crédito é uma ótima forma de comodidade, pois facilita a vida do comprador, ao comprar online e também parcelar compras caras. Porém, em situações cotidianas, onde você tem o dinheiro, é recomendada a compra à vista, que diminui o risco de maiores despesas e preocupações futuras.

 

Para mais dicas e conteúdos relacionados, acesse meu perfil do Instagram https://www.instagram.com/gabrielainveste/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.