A importância da contabilidade para gestão de pequenos negócios

Foto: tonodiaz on Freepik

A contabilidade é a forma de registrar, estudar e comunicar informações financeiras sobre uma empresa. Essas informações coletadas sobre as finanças de uma empresa, impulsionam as movimentações e tomada de decisões. 

É comum esses registros serem feitos em livros contábeis, onde contém os detalhes das transações comerciais da empresa. Com esses registros, os proprietários e gestores têm a capacidade de acompanhar, visualizar e avaliar os detalhes financeiros do negócio.

Os registros contábeis são essenciais, somente quando há um registro preciso de cada transação é que o desempenho financeiro geral do negócio pode ser estudado.

A gestão financeira é um fator determinante entre um empreendimento comercial bem sucedido e um fracassado.

Um dos principais motivos de falhas nas pequenas empresas é a má gestão financeira, principalmente no primeiro ano.

A contabilidade financeira é útil para pequenos empresários e pode ajudar por vários motivos, como:

Gerenciar fluxos de caixa

Serve para o melhor acompanhamento da entrada e saída de dinheiro, só com a compreensão do fluxo de caixa em seu negócio você pode criar boas estratégias. Sem registrar suas transações, você corre o risco de esquecer as movimentações e perder o controle de quanto lucro ou prejuízo obteve naquele período.

Gerenciar custos

Todo negócio, seja ele grande ou pequeno, tem custos fixos e variáveis. Para saber onde está indo o seu dinheiro e custear seus projetos, a contabilidade é essencial.

Sinais de alerta

Os relatórios contábeis são importantes para detectar qualquer irregularidade dentro da empresa ou por parte de fornecedores e clientes.

Para melhorar e evoluir cada vez mais em seu negócio é preciso investir tempo analisando seus registros onde mostrará onde sua empresa está indo bem e também onde precisa de melhorias. 

A gestão eficaz das finanças da sua pequena empresa vai além da contabilidade. O uso de métodos contábeis profissionais permite que você crie estratégias adequadas para o futuro da sua empresa e atenda aos seus requisitos legais.

Vale considerar a contratação de um profissional na área, pois além de ser obrigatório por força de lei, para a maioria das empresas, ele possui habilidades contábeis e vai gerar informações financeiras confiáveis. Muitos empresários não gostam de lidar com os números nem controles financeiros, mas encontram conforto na experiência financeira e no conhecimento tributário de um contador. Além de ajudar no gerenciamento das finanças do dia a dia um profissional qualificado também pode dar aconselhamento sobre a melhor forma de estruturar uma empresa antes mesmo de abrir, desenvolve uma rede de segurança financeira em caso de imprevistos ou dificuldade de crescimento, gerenciando folha de pagamento, consultoria sobre detalhes financeiros do seu plano de negócios entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.