Afinal, Quando Deve Ser a Primeira Consulta com o Odontopediatra?

Foto: Daniel Thomas - Unsplash

A primeira consulta com o Odontopediatra é de extrema importância desde cedo. Assim, quando ainda bebê, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, é interessante que os pais levem seu pequeno pra ter o primeiro contato com o dentista, ter boas informações e se assegurar das melhores estratégias de prevenção que aquele bebê irá precisar.

É nesse primeiro encontro onde são passadas muitas orientações desde amamentação, puerpério, exterogestação e cuidados com a saúde bucal e, até geral. Clinicamente, é visto no bebê toda região extra e intra-oral, assimetrias faciais e cranianas, mucosas, gengivas e a língua (observa-se os freios orais do bebê). 

Nos primeiros meses, a principal função oral bem proeminente é a sucção, portanto, é bem avaliada, observada e são passadas recomendações para essa fase. É importante ter um olhar que vai além de ver só dentes. Todo odontopediatra tem que ter uma visão ampliada pra amamentação e para o binômio mãe-bebê. Isto porque, já é sabido, que a amamentação é o primeiro aparelho funcional que o bebê deve usar, pois irá ajudar a desenvolver toda a musculatura e ossos da face, para uma futura mastigação bilateral, deglutição e respiração correta.

Logo, são passadas informações valiosas acerca do não uso dos bicos artificiais e a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e prologando até 2 anos ou mais, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ainda, é importante a criança se adaptar desde cedo no consultório, pois as consultas regulares de prevenção são muito importantes e necessárias ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança. A criação do vínculo, o afeto, carinho, confiança e segurança são construídos ao longo das consultas e a criança aos poucos vai se sentindo em “casa”. 

Por isso, papais, mamães e/ou responsáveis, não deixem pra levar seus pequenos tarde para uma consulta com o Odontopediatra. Podemos prevenir muitas doenças, construir um laço de amizade e confiança e evitar muitos problemas de saúde bucal, mais especificamente a doença cárie, que é ainda tão prevalente na população em geral.

Faça do seu filho, uma geração zero cárie e eu te ajudo nessa! Vamos juntos!

Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.