Aprenda a dizer não

Por vezes, a gente sente que precisa se amar mais, se valorizar, se acolher… mas segue adiante, ignorando essas necessidades internas e tentando ser linear, sempre produtiva, cumprindo com expectativas, compromissos, e deixando o “cuidar de si” para o final da fila de prioridades. 

No entanto, há momentos em que é preciso dizer “mudei os planos”, “não vou poder”, “tive um imprevisto”, “podemos remarcar?”… e simplesmente… parar! Sem sentir culpa ou ter que inventar pequenas mentirinhas. “Não posso” porque preciso me cuidar; “Não vou” porque reservei este momento na minha agenda pra mim; “Outro dia” porque hoje vou descansar; “Prefiro fazer outra coisa” porque quero esvaziar a mente; “Agora não vai dar” porque não me sinto muito bem. E está tudo certo! 

Não é fácil aprender a dizer “não”, principalmente quando sabemos que a outra pessoa vai se chatear. Mas estamos tão acostumadas a nos atropelar só pra ver o outro satisfeito, que vamos acumulando dissabores internos e nos encaixando nas demandas alheias. Comece devagar, em pequenas situações, um passo a cada dia, e aos poucos isso vira uma nova conduta, e você vai ver que como é libertador!

Meu convite hoje é para que você já faça uma primeira pausa simplesmente para refletir sobre todas essas questões, e analise: você está se colocando no fim da fila? Há alguma dor física, mental ou emocional presente, incomodando, pedindo atenção, pedindo passagem? O que será que ela está querendo te dizer sobre você mesma e o seu ritmo de vida? E o que você pode fazer ainda essa semana pra frear um pouco a correria e se cuidar mais?

Se quiser, me escreva depois, vou gostar de saber! E conte comigo se precisar de ajuda nesse processo!

Com carinho,

Camila. 

contato@camilapessoayoga.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.