Doula: Conheça e entenda o trabalho e importância da profissional

A “mulher que serve”, doula ao pé da letra, não é uma novidade. A gestação e o parto sempre estiveram rodeados da presença feminina. Mães, tias, comadres, vizinhas e amigas que traziam tranquilidade, apoio e mais confiança às grávidas. Com a evolução dos partos no ambiente hospitalar, rodeado de cuidados médicos e profissionais, esse contato e cuidado emocional acabou se perdendo. Entra, nesse contexto, a doula. Uma profissional capacitada para o acompanhamento da mulher e sua família durante a gestação, parto (normal ou cesariana), pós-parto e nascimento do bebê, dando suporte aos aspectos informacionais, fisiológicos e emocionais.

Conheça:

A doula irá abordar, em seus atendimentos, as seguintes temáticas:

  1. Cuidados com a gestação – pré-natal, alimentação, atividade física, fisiologia da gestação;
  2. Cuidados com o parto – planejamento do parto, fisiologia do trabalho de parto e parto, métodos não farmacológicos de alívio da dor, posições do ato de parir;
  3. Cuidados com o pós-parto – planejamento do puerpério (resguardo), cuidados com o bebê, amamentação.

Não cabe à doula:

Fazer qualquer procedimento médico, clínico ou farmacológico como: aferir pressão, toque ginecológico e receitar medicamentos. 

Por que contratar uma doula?

A Doula apresenta um olhar mais cuidadoso e amoroso ao processo de nascimento de uma família. Estudos apontados pela OMS evidenciam alguns benefícios da atuação da Doula:

  1. Redução de partos operatórios;
  2. Redução da duração do trabalho de parto;
  3. Maior êxito na interação mãe-bebê e na amamentação;
  4. Redução na incidência de depressão pós- parto.

Em resumo, esse apoio e acompanhamento traz mais segurança à mulher, à família e à rede de apoio para essa nova família que se forma, bem como reduz o índice de problemas obstetrícios, além de aumentar o conforto da mãe. 

Como funciona o atendimento?

No pacote básico de serviços da Doula estão contidos três atendimentos pré-natais, o parto e dois atendimentos pós-parto. A média de investimento é de R$1.500,00. Os atendimentos se iniciam após o diagnóstico de gestação de risco habitual, em média com 30 semanas.

Um outro olhar:

Posso dizer que a Doula trouxe muito mais leveza, amor, cumplicidade para os nossos dias. Hoje digo para todo mundo, como conselho de melhor amiga, contrate uma doula para acompanhar o casal durante a gravidez. Isso mesmo, a doula não só empodera uma mãe, ela aproxima o casal, faz o pai se sentir parte importante desse processo também. Une o casal de uma forma única e a consequência disso para o bebê, lá na frente pode ter certeza, será maravilhosa e fundamental.

Ramona Zanon Vasconcelos, mãe de Lorenzo.

Tags
Mais posts por Fernanda Fassanaro

Maceió Fashion Design é lançado nesta quarta-feira

A Assessoria de Comunicação do evento reuniu a imprensa local para o...
Ler Mais