Filmes e livros para curtir na Semana da Cultura Nordestina

Continuando nossa série em homenagem a Semana da Cultura Nordestina, hoje trouxemos indicações de filmes e livros que falam sobre nossa cultura tão rica de cores, ritmos e histórias.

Histórias que falam sobre o sertão, histórias sobre nordestinos, em qualquer lugar do mundo, ou apenas histórias ambientadas no nordeste, e que demonstram a riqueza que cabe em ser nordestino.

Filmes

Cinema, aspirinas e urubus

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é alemão, fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. O filme de Marcelo Gomes fala, no final, sobre amizade, e como ela floresce mesmo diante dos cenários mais áridos.

Aquarius

Clara, uma jornalista aposentada e viúva defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. O filme foi muito bem recebido pela crítica, conquistando 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, e trata com sensibilidade sobre resistência e memória.

O Auto da Compadecida

O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla. Essa comédia de Guel Arraes conquistou os brasileiros e até hoje ainda é uma delícia de assistir.

Casa de Areia

Após a morte do marido em um acidente, uma mulher grávida e sua mãe lutam para sobreviver no rigoroso deserto do nordeste brasileiro com a ajuda de um morador local. A paisagem, definitivamente, torna-se personagem na história, que se passa nos Lençóis Maranhenses.

Gonzaga – De Pai pra Filho

A biografia de Luis Gonzaga, o Rei do Baião. Desde a sua origem no sertão do nordeste, passando pelo seu estrelato até a complicada relação com seu filho Gonzaguinha, o filme emociona ao contar a trajetória de vida de uma lenda da música brasileira. Além de deliciar a audiência com as músicas de Gonzagão, e também de seu filho Gonzaguinha, a história emociona.

Livros

Vidas Secas

Escrito pelo alagoano Graciliano Ramos, o livro conta a história de Fabiano e sua família, que são obrigados a migrarem constantemente, para fugir da seca.O livro aborda a pobreza e as dificuldades da vida do retirante no sertão nordestino.

A Hora da Estrela

O romance escrito em 1977 por Clarice Lispector narra a história da datilógrafa alagoana, Macabéa, de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um narrador fictício, Rodrigo S.M.

Capitães de Areia

O sexto romance publicado por Jorge Amado, em 1937, é ambientado em Salvador, na Bahia, e narra a história de um grupo de menores abandonados, que vivem em um trapiche, roubando para sobreviver, conhecidos como “Capitães da Areia”.

O Quinze

Retratando uma das piores secas da história do sertão, a de 1915, Rachel de Queiroz conta a história a partir de dois pontos de vista: da professora Conceição, que vive caso de amor com o criador Vicente, e  de Chico Bento, obrigado a migrar a pé com a família do sertão de Quixadá para a capital, Fortaleza.

Cordel

Patativa do Assaré, pseudônimo de Antônio Gonçalves da Silva, foi um dos mais singulares representantes da literatura de cordel, reproduzindo em seus poemas as belezas e mazelas do sertão nordestino. O livro contém uma seleção de seus melhores poemas, sua declaração de amor ao nordeste.

Mais posts por Paula Teixeira

Achados QE: Dia das mães

O dia das mães está chegando e o achados QE de hoje...
Ler Mais