Além do mar: Saiba mais sobre o charmoso roteiro de Piranhas

Dessa vez o protagonista não é o mar: Piranhas está localizada no sertão alagoano às margens do Rio São Francisco. O pequeno município com pouco mais de 25 mil habitantes fica localizado a 282 km da capital de Alagoas e esbanja charme com suas casinhas coloridas e com ritmo de vida próprio. Reunimos algumas dicas sobre o que fazer em Piranhas para garantir o roteiro ideal.

Rota do Cangaço e Cangaço Eco Parque

Piranhas ficou conhecida nacionalmente por causa do cangaço. Muitas histórias sobre o bando de Virgulino da Silva, o Lampião, povoam a região. A história é contada por um guia caracterizado, que conduz o grupo por uma trilha até a Grota de Angicos. A trilha tem cerca de 1,5 km e intensidade média. Quem preferir, não faz a trilha e fica desfrutando do Eco Parque, com banho de rio, muitas redes e espreguiçadeiras.

Centro Histórico de Piranhas

Não é à toa que o Centro Histórico de Piranhas foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. A arquitetura da cidade é um charme só. Piranhas é repleta de casinhas e casarões antigos, tudo muito colorido. E, para deixar tudo ainda mais lindo, tem as margens do Velho Chico emoldurando a cidade.

Museu do Sertão Marília Rodrigues

O Museu do Sertão fica instalado no prédio da Antiga Estação Ferroviária de Piranhas, e é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade, do cangaço e do homem sertanejo. 

Torre do Relógio

Fica bem em frente ao Museu do Sertão. A torre foi construída em 1879, e sua arquitetura se destaca no centro de Piranhas. O local abriga o ‘Café da Torre‘, que funciona no alto do edifício. 

Piranhas e suas escadas

Piranhas tem um relevo encantador, o que presenteou a cidade com dois lindos mirantes. O Mirante da Igreja fica no alto de 250 degraus de uma escada íngreme e irregular. Já o Mirante Secular abriga um obelisco que foi construído no final do século XIX para saudar o século XX, que se iniciava. A boa notícia é que, além da escadaria que o liga até a cidade (364 degraus), o mirante secular pode ser visitado de carro, pela estrada que sai de Piranhas em direção a Canindé.

Povoado de Entremontes

Entremontes é um distrito de Piranhas. Tem importância histórica por ter abrigado Dom Pedro II durante sua viagem pela região e por conta do artesanato das mulheres rendeiras. A arte de Entremontes é muito reconhecida na região, e até mesmo por estilistas internacionais.

Usina de Xingó

A Usina de Xingó fica na estrada entre Piranhas e Canindé de São Francisco. O tour guiado demora cerca de 50 minutos e custa R$40,00 por carro. 

Aproveite a viagem!

Escrito por
Mais posts por due

Tatuador Paulista Eduardo França Crocci chega a Maceió

Fãs de tatuagens já podem garantir seu horário! Andrew Rodrigues e Yvan...
Ler Mais