Por que devo levar meu filho a um dentista especialista em criança?

Foto: prostooleh - br.freepik.com

Você já deve ter se perguntado por que precisa levar seu filho a um dentista especialista em criança e não a um dentista clínico geral ou de uma outra especialidade ou até mesmo o dentista amigo da família, que já é de costume. Entendo que muitas vezes, o profisssional que acompanha nós, adultos, já é de nossa confiança e segurança e quando pensamos em levar nossos filhos, este é o primeiro que nos vem em mente. 

Porém, eu preciso te falar, que mesmo você já tendo toda a confiança no seu dentista pra levar o seu filho, o atendimento infantil vai muito mais além. Tem que existir um encantamento, uma conexão, o vínculo, a empatia, o lúdico e o mágico, pra que tudo aconteça. Assim, o profissional mais capacitado e preparado é o dentista especialista no atendimento infantil, o odontopediatra. 

A odontopediatria promove o cuidado em saúde bucal dos bebês, crianças e também das gestantes. São profissionais capacitados e habilitados ao atendimento individualizado dos pequenos, preparados para entender desde o desenvolvimento intra-útero, assim como as fases do desenvolvimento infantil e do sistema orofacial. Além disso, é de extrema importância saberem lidar com as crianças, principalmente em relação ao medo, a ansiedade e a resistência que podem apresentar nas consultas, o que é comum. 

Ainda, o odontopediatra é capacitado para realizar diversos procedimentos clínicos, desde uma simples restauração, até tratamentos mais invasivos como extrações dentárias e tratamentos de canal, por exemplo, tudo voltado a abordagem de acordo com a idade e fases do desenvolvimento, o que difere de um atendimento só em dentes permanentes, como acontece nos adultos. Os dentes de leite, por exemplo, possuem considerações e cuidados únicos. Assim, mais especificamente, pode-se pontuar algumas atuações do profissional odontopediátrico, muito pertinentes:

  • Realização de pré-natal odontológico, onde levará muitas informações e cuidados à gestante, já sobre aleitamento materno e cuidados com a saúde bucal do bebê;
  • Acompanhamento do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê. Tempo de nascimento e higienização da boca e dos dentes;
  • Troca dos dentes de leite para os permanentes;
  • Controle e prevenção de doenças bucais (doença cárie, gengivite, halitose, aplicação de flúor, etc);

Logo, quando acompanhados desde cedo pelo odontopediatra, o desenvolvimento infantil, mais especificamente, a saúde bucal do seu filho, será regada de muita saúde, cuidados e a assistência futura se tornará cada vez mais fácil, não só para as crianças, mas também para os pais. 

Toda criança merece um odontopediatra pra chamar de seu! E eu posso te ajudar!

Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.