Por quê investir em projetos de interiores para instituições de saúde?

Foto: dit26978 - br.freepik.com

O projeto de interiores é um grande aliado para atração e fidelização de clientes para clínicas e instituições de saúde em geral. Esses ambientes cada vez mais trazem o aconchego de casa, sendo importante para que os pacientes se sintam acolhidos, além disso, o investimento em projetos de interiores transmite segurança ao paciente de que seu problema será resolvido ou amenizado. 

Projeto Manu Cássia – Recepção Instituto Lenalda Bezerra

Quem nunca entrou em uma clínica e já teve a sensação de frieza, de distanciamento, preocupação e frio na barriga? Essas reações são comuns em muitos pacientes ao entrarem em clínicas e um projeto de interiores bem elaborado e que envolva a preocupação com a percepção dos sentimentos de pessoas geralmente em situações de fragilidade e vulnerabilidade pode diminuir ou amenizar essas sensações.   

Todos os ambientes da clínica devem transmitir a sensação de credibilidade e confiança. Os benefícios com o projeto de interiores vão desde a fidelização do cliente, ao cumprimento das normas da vigilância sanitária, garantindo que o estabelecimento não seja autuado por desrespeitar as normas, como por exemplo, utilizar revestimentos inadequados, espaços sem funcionalidade ou mal iluminado. 

Projeto Manu Cássia – Recepção Instituto Lenalda Bezerra

A preocupação com o ambiente interno deve começar já na recepção, se existe o ditado “a primeira impressão é a que fica”, a primeira vez que o paciente entrar na clínica já deve ser bem recebido por um ambiente aconchegante e acolhedor, diminuindo a ansiedade que ele possa estar sentindo no momento. E isso pode ser garantido com uma iluminação adequada, cadeiras ergonômicas, e se possível, plantas naturais. Algumas mudanças como a disposição dos móveis podem melhorar a circulação, o fluxo e dar privacidade ao paciente. O investimento em cores que transmitem paz, como por exemplo, o azul e o verde, também dão conforto e geram relaxamento.

O projeto de interiores não é só estético, também melhora a ergonomia, a produtividade dos colaboradores, que pode diminuir o tempo em cada atividade. Ao projetar o ambiente da clínica, estuda-se a setorização de cada atividade, trabalhando melhor o layout e otimizando os espaços e o fluxo. A iluminação adequada e a ergonomia evitam problemas futuros que os colaboradores e o profissional de saúde possam desenvolver. Dessa forma, o projeto de interiores institucional só traz benefício na qualidade do serviço, atendimento e na forma como o paciente enxerga o espaço, vamos investir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.