“Chegou a hora do peniquinho”

Especialista alerta sobre maneira correta para filho “largar as fraldas”

Mais do que os pequenos, os pais ficam ansiosos para acabar de vez com alguns hábitos infantis. Um deles é o desfraldamento da criança, ou seja, a hora de fazer a criança deixar de vez com a fralda. Mas o adultos precisam ter paciência, já que a mudança deve ocorrer de forma gradual e progressiva. “os pais devem evitar oferecer muito líquido para os filhos durante a noite, e durante o dia, deixá-los mais tempo sem fralda”, explica o pediatra do Hapvida Saúde, Gustavo Guimarães.

O especialista ainda completa que o desfralde deve começar a ser induzido a partir do primeiro ano de vida. Foi o que fez a comunicóloga Eliene Andrade, 38 anos. “Quando meu filho fez um aninho, passei a deixá-lo nu, deitadinho na cama. Às vezes ele fazia xixi, mas nunca reprimi isso. Aos dois anos já não usava mais fraldas”, conta a mamãe esperta.

A compreensão de Eliene com os “deslizes” de seu bebê está correta, pois caso haja repressão, o pequeno é quem vai sofrer. “A criança pode desenvolver incontinência urinária, prisão de ventre a ponto de ressecar as fezes e causar feridas anais, além de problemas psicológicos”, alerta o médico.

Por isso, papai e mamãe, não tenham pressa. Eduquem a cria aos poucos, mostrando como deve ser feito, sem pressões. E outra: deixar a fralda não tem relação com inteligência. Se o desfralde do seu pequeno demorar a acontecer, relaxe, cada criança tem um momento certo para fazer tudo.

Veja algumas recomendações do especialista:

Dia: É o momento de deixar a criança mais solta, sem fraldas por um tempo maior a cada dia.

Noite: Evite oferecer líquidos como água, suco e leite. Quando o filho dormir, leve-o para fazer xixi antes.

Reclamações: Devem ser banidas do vocabulário. Quanto maior a pressão para o pequeno parar de usar fraldas, maior o risco de ele desenvolver problemas orgânicos e emocionais.

Penico: É importante que os pais coloquem os filhos sentados no penico, mesmo que eles não queiram fazer absolutamente nada. Esse gesto vai fazer ele entender melhor.

Por Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.