10 dicas para mães e pais de crianças com cabelos cacheados

Se você não tem criança em casa, encaminhe o conteúdo para quem precisa dessas dicas de ouro.

Ouço muito esse pedido de ajuda! Você já tentou de tudo com os cachos da sua criança, já foi a vários profissionais, testou vários produtos e até agora ainda não aprendeu a lidar com os cachos kids? Calma, você não é a única! Eu separei 10 dicas de ouro, que aderindo à rotina, mudará sua vida e a do pequeno ou pequena também. Mas antes, entenda a origem:

De repente, mães alisadas em uma zona de conforto longa e loira, engravidam. Pronto, era tudo o que a pessoa queria, mas ela não estava preparada também para lidar com a Transição capilar e passa a gravidez inteira apenas escovando, já que não pode utilizar químicas transformadoras. Aí, a criança nasce e plin: cachos!

São os seus cachos, da mistura do seu avó e sua vó, pai e mãe, que agora está na sua criança, perpetuando mais que uma característica: um ID, o seu gene. Em outras palavras, a sua história, vinda de longe, dos seus ancestrais. O que eu acho algo maravilhoso e passaria uns livros falando sobre isso… Mas hoje eu quero falar sobre como mães podem lidar melhor com os cachinhos, crespinhos ou ondinhas, então, vamos às dicas?

  1. Passo: aceita, aceita e aceita! Lembra que vem da árvore genealógica e ela está deixando uma marca no mundo!
  2. Passo: elogie sua criança desde que ela é bebê, diga que seus cabelos são lindos! Jamais reclame do volume – principalmente -, de quando acorda – ninguém acorda perfeito – e nada: não reclame de nada! Apenas coloque essas dicas em prática e se ainda assim, não conseguir lidar melhor com os cachinhos, hora de me procurar!
  3. Passo: dilua o xampu (preferencialmente botânico) na água. Meio a meio para a água e o xampu em um potinho.
  4. Passo: não esfregue durante as higienizações. Somente massageie o couro cabeludo, e o que passar pelos fios, nem toque: deixe sair apenas com a água. Fios cacheados são frágeis, molhou, as cutículas abrem, então aquela água de xampu descendo, é sim, capaz de limpar os fios.
  5. Passo: use sempre o condicionador! Após a higienização durante a semana, use-o. Teste, para ser mais prático, não retirá-lo. Deixá-lo em lugar do creme de pentar. Pode sim, e é às vezes há cabelos que gostarão mais de usar condicionador como creme, do que do creme propriamente dito.
  6. Passo: hidrate uma vez na semana, por amor! Cachos só guardam 10% de água no fio. Em uma semana esses 10% que já são poucos, já não existem mais. Precisa repor hidratação.
  7. Não use água morna. Os fios ganham carga elétrica, enrijecem e vão procurar água na superfície, a força por essa procura levarão eles à quebra e logo mais estará uma franja de fios quebrados em toda a cabeça. Experimente deixar a criança brincando na banheira enquanto você lava seus fios na água natural. Especialmente agora, que já tem solzão na primavera e logo, logo, vem o verão! Cuidar do cabelo deve remeter a brincadeira para sua criança.
  8. Jamais use toalha de banho! O felpudo tem carga elétrica e você já viu que dessa forma, o fio ficará sem água e irá enrijecer procurando água ao redor da cabeça, até quebrar. Ao invés disso, use uma camiseta de algodão, ou canga, papel toalha reutilizável também serve. Vai enxugar? Jamais esfregue! Mesmo usando uma camiseta batizada para enxugar o cabelo, amasse os cachos de baixo para cima, isso estimulará os cachos e evitará o frizz. Dica extra para procurar no You tube: Técnica do Plopping by Encaracoladas.
  9. Vamos jogar os pentes? Isso mesmo. O ideal é desembaraçar os cachos com os dedos, separando em mechas. A não ser que sejam cachos muito finos, já existem escovas desembaraçantes no Mercado. Opte por cerdas retas, sem bolinhas nas pontas. Para cachos abertos: amasse muito! Tocar enquanto seca, nem pensar! Dá frizz e põe abaixo toda a finalização.
  10. Não durma na fronha de algodão! Enquanto o cabelo está molhado e você vai enxugar, ótimo, mas quando está seco e os cachos encostam, mechem a noite inteira, amanhece aquela bagunça e o pior: hidratação já era! Você deve trocar as fronhas pela fronha de cetim ou seda. Deslizar no lado brilhoso do tecido, não perderá a hidratação e vai ter dias seguintes em que os cachinhos estarão perfeitos.

Detalhes finais: você pode encontrar fronhas, toucas e até xuxas de cetim no Assessoria dos cachos. Tem dúvidas de quais produtos usar? Agende uma avaliação gratuita e de acordo com a necessidade, decidiremos pessoalmente. É lisa e quer aproveitar os serviços do nosso espaço? Vem, o coração é de mãe também e cabe todo mundo. É só agendar e a casa é nossa!

Por experiência de clientes: sua filha ou filho perguntará a você de onde vem os cachos que tem, é inevitável que queira saber. Como você estará no dia da pergunta? Reflita.

Uma dica de filme: “Felicidade por um fio”. Para apresentar às crianças: “Good Hair”. Ambos você encontra no Netflix. Quer tomar um café comigo? 99629-4174. Análises gratuitas de terça a sexta-feira.

#AlisaNãoMãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.