4 passos para se libertar da Produtividade Tóxica

Foto: Paico Oficial - Unsplash

É necessário entender que demandas, cobranças externas, exigências e coisas a fazer, sempre vão existir. Isso é sinal de que você está viva e em movimento.

O que se torna nocivo para a nossa saúde física e mental é o excesso: de autocobrança, de demandas para encaixar em 24h, de comparação com outras pessoas, trabalho, projetos e tarefas.

Quando produzir se torna um vício de estar sempre ocupada, fazendo algo que, talvez, nem dê tanto resultado, mas só para estar na “correria da vida”, sem se dar o direito de descansar, de usufruir ou celebrar o que já conseguiu fazer, aí sim estamos imersas na Produtividade tóxica.

Para se libertar da Produtividade tóxica, vou dar alguns passos:

1. Triagem

Liste os papeis que você exerce na vida atualmente (ex.: mãe, empreendedora, esposa etc). Feito isso, estabeleça suas 3 prioridades de vida no momento. (ex.: criar memórias afetivas com meu filho, ter mais qualidade de vida etc);

2. Aprenda a dizer NÃO

Aprenda a dizer não para tudo que vai roubar o tempo que deveria ser investido nas suas prioridades. Pare e reflita sobre quantas coisas, hábitos, comportamentos e até pessoas tóxicas você pode se libertar dizendo um não com sabedoria. Faz isso e você já vai se sentir mais leve;

3. Crie seu próprio padrão do que é ter uma vida de sucesso.

Tem coisas que o dinheiro não compra: saúde física, mental, espiritual, família, paz, felicidade, etc. Então, eu te pergunto: Na sua visão, o que é ter uma vida de sucesso?? Anote sua resposta e transforme isso num estilo de vida seu e ignore os padrões da sociedade e as cobranças de terceiros. Vá viver e cuidar da sua vida: Livre e em paz!

4. Agende um tempo para você

Isso é autocuidado. Ninguém vai fazer isso por você e, infelizmente, nunca vai sobrar tempo para isso, a vida não pega leve. Tome as rédeas, marque horário para ter um tempo com você para se cuidar, se curtir, se deixar em paz sem se cobrar nem ser obrigada a nada.

Desejo que você coloque, pelo menos, uma dessas 4 dicas em prática e comece a dar os primeiros passos rumo a liberdade de viver a vida no padrão ideal para você mesma. E aqui eu encerro com a seguinte pergunta: daqui a 30 anos, você terá orgulho da vida que leva hoje??

Se precisa de ajuda, é só clicar e me chamar. Vamos conversar? https://wapp.co/82981783091

 

Com amor, Wanessa Lays.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.