5 coisas boas que a quarentena nos trouxe

Enquanto aguardamos a tão esperada vacina, podemos nos ver em meio a sentimentos e sensações ruins, mas de qualquer situação, por mais difícil que ela pareça, é sempre possível enxergar algo de positivo. Esse é um texto sobre a quarentena e as coisas boas que ela nos trouxe, pode ler tranquilo e sem medo, pois aqui você não irá encontrar nada negativo.

1. Tempo para desacelerar 

A quarentena veio e para muito de nós ela chegou dizendo “calma, para, respira”, se você se identifica é porque provavelmente estava vivendo em um ritmo acelerado, indo de um canto para o outro, sempre preocupado com o tempo e cheio de coisas para fazer. 

“Minha quarentena está sendo ressignificar as coisas, eu acho que o que esse período de quarentena trouxe de bom foi a gente parar, simplesmente parar pra pensar, ficar mais com a família e refletir sobre tudo”, conta a estudante de medicina Alessandra Bandeira. 

Nesse período dentro de casa pudemos desacelerar um pouco, e mesmo ainda tendo que estudar ou fazer “home office”, a quarentena nos trouxe tempo para limpar os pensamentos, para nos organizarmos melhor e para ver o que realmente é essencial na nossa vida. Quando tudo retornar ao “normal” você vai querer voltar àquela correria? 

A quarentena também nos ensinou a ter mais determinação, “o período de quarentena me trouxe mais disciplina em algumas coisas, como parar mais pra estudar, pra treinar uma música nova”, afirma Matheus Silva, cantor e estudante de ciências da computação. O jovem ainda conta que uma das melhores coisas de ficar em casa é a liberdade de construir seu próprio horário: “o que me força a ter disciplina pra seguir, porque eu posso estudar ao mesmo tempo que como algo ou escuto música” 

Talvez como lição a quarentena esteja nos mostrando que é possível ter tempo para tudo, tempo para trabalhar, para estudar, para fazer um hobby e ainda para contemplar a beleza da vida, mas tudo isso de maneira tranquila, sem pressa, é só você se planejar e não tentar abraçar o mundo inteiro. Faça aquilo que é essencial e que acrescenta valor a sua vida.

2. Novos hobbies 

Ficar em casa por tanto tempo mexeu com nossa criatividade e permitiu com que cada pessoa se reinventasse. Quem aqui não se descobriu uma ótima artista, boleira ou até mesmo musa fitness? Hahah. Para tentar vencer a mesmice buscamos coisas novas, e ainda bem que vivemos em um mundo tecnológico e digital, que nos permite procurar receitas no youtube, tutoriais, vídeos de exercícios físicos, aplicativos de Yoga, dentre outras maravilhas. Dependendo da forma como olhamos pra vida, podemos enxergar nossa casa como uma prisão ou como um universo infinito, em que somos capazes de explorar e descobrir coisas incríveis.

3. Autocuidado e autoconhecimento 

“A quarentena no começo foi bem difícil pra mim, toda essa questão de se isolar das pessoas, só que depois que eu resolvi tomar isso como um momento em que eu poderia cuidar mais de mim, olhar pra mim, se transformou em algo bom.”, conta a estudante de publicidade Carol Melo. 

Carol fala também que, com esse tempo em casa, sente que amadureceu mais, pois teve oportunidade de olhar para si mesma e ver seus erros e também seus acertos: “tá em casa meio que obriga você a ficar com você mesmo, e aí isso pode ser ruim ou bom. Eu escolhi fazer disso algo bom e tá me rendendo muitos frutos”. 

Além dos momentos de reflexão e autoconhecimento, a quarentena também trouxe tempo para que a gente pudesse se cuidar melhor, cuidar da nossa alimentação, da nossa saúde, do nosso corpo e também da nossa mente. 

Para melhorar os ânimos, fazer algo divertido e apreciar o tempo consigo mesmo, muitos de nós mergulhamos nos rituais de beleza, que com a correria do dia a dia acabávamos deixando de fazer. Seja aquele skin care básico, colocar uma hidratação no cabelo ou até mesmo acender um incenso e ficar de boa no quarto, passamos a apreciar mais esses momentos felizes com a nossa própria presença. 

O que você tem feito por você?

4. Valorizar as pequenas coisas 

As pequenas grandes coisas que no meio da pressa a gente não dava tanto valor, o cheiro do café quentinho de manhã, o barulho da chuva, o canto dos pássaros, o aconchego da nossa casa, o silêncio, as conversas com os amigos e o tempo em família. Como é bom ter tudo isso! 

Ter calma, ter paz e perceber como somos sortudos de viver em meio a tantas coisas boas.

5. Aprender a ter paciência 

Nem tudo acontece no tempo que queremos e a quarentena está aí para nos ensinar isso. Alessandra conta que essa é uma das lições que podemos aprender com esse momento: “ter paciência, paciência de esperar a quarentena passar, de esperar a vacina, você tem que ser paciente”. 

Aprendemos também a ter paciência com as pessoas que estão ao nosso redor. Se você está vivendo a quarentena com alguém, sabe que a convivência 24h por dia nem sempre é fácil, precisamos ser pacientes e respeitar o espaço de cada um. 

Essas são algumas das virtudes que a quarentena nos trouxe. Torço para que a vacina contra o coronavírus chegue logo e que a vida volte ao normal, a um novo normal, pois as coisas serão diferentes e espero que as lições dadas por esse momento tão delicado tragam mudanças positivas. E pra você, o que a quarentena trouxe de bom?! 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.