A flor da pele

A pele é o maior e o mais pesado órgão do corpo humano.

Cobre entre 1,5 e 2 metros quadrados e contribui com mais de 15% do peso corpóreo total.  Mas não é só isso.

A pele também é um sistema orgânico que regula a temperatura corporal, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, impede a entrada de substâncias no organismo e nos protege contra os efeitos nocivos do sol.

Ela é composta por três grandes camadas: uma superior – a epiderme; uma camada intermediária – a derme; e uma camada profunda, a hipoderme.

A medicina da Ayurveda orienta: “não passe na sua pele o que você não comeria.”

Tendo em vista que o que passamos na nossa pele vai parar na sua corrente sanguínea.

Então é necessário muito cuidado com os cosméticos que utilizamos.

Graças à natureza dá para cuidar da sua pele de forma saudável, sem gastar uma fortuna e sem poluir o meio ambiente.

Antes de comprar um produto que vai milagrosamente salvar a sua pele, repense:

Como é o seu estilo de vida?

Ter uma pele saudável vai muito além dos cuidados de higiene pessoal.

É necessário pensar no seu corpo de uma maneira integral:

Beber bastante água, se alimentar bem, não se expor ao sol de 10h ás 15h e dormir a quantidade de horas que o seu corpo realmente precisa para descansar, são fatores que interferem diretamente na saúde da nossa pele.

Além desses cuidados básicos para ter uma pele saudável é necessário cuidar das nossas emoções também. Afinal, a pele também reflete o nosso estado de espírito.

Quando alguma disfunção se apresenta no nosso corpo, como: alergias, manchas ou excesso de espinhas é sempre momento de olharmos para dentro de nós mesmos e descobrimos a causa emocional que está causando o sintoma.

Para cuidar da pele de forma saudável é muito importante utilizar sabonete artesanal vegano. Os sabonetes industrializados, em sua grande maioria, são feitos com gordura animal e substancias químicas nocivas que fazem mal para a saúde e para o planeta.

Fazer mascara de argila também é uma alternativa acessível e ecológica. As argilas são minerais extraídos do solo e atuam na nossa pele removendo toxinas e desobstruindo os poros.  É só misturar um pouco de argila com água filtrada, até formar uma pasta consistente e aplicar na pele limpa. Quando a argila começar a secar, é o momento de retirar com água em abundância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.