Como agir com aqueles que não respeitam as recomendações sanitárias

Estamos vivendo um “novo normal”, como muitos assim definem o momento atual. Assim, novos cenários exigem novas atitudes e posturas.

Vou relatar um breve fato que ocorreu comigo para exemplificar como a etiqueta pode nos amparar a lidar com situações em que se espera que o outro tenha o mínimo de bom senso ou, pelo menos, cumpra recomendações sanitárias veiculadas nos mais diversos canais.

Desde que o isolamento começou, tenho ficado apenas em casa, pois já era adepta do teletrabalho. Estou a mais de quarenta dias totalmente reclusa. Durante todas essas semanas, meu marido tem se responsabilizado por todo o suprimento requerido pela casa. As saídas são esporádicas e em casos, estritamente, essenciais – já que nosso trabalho permite, aderimos totalmente ao “fica em casa”.

Entretanto, após todo esse período de isolamento, resolvi que eu iria ao supermercado. Muni-me de todo o aparato necessário: máscara, álcool em gel na bolsa e lá fui eu, um pouco, insegura e apreensiva.

Qual não foi minha surpresa ao perceber que o mundo que via em casa, por meio das notícias, não é a realidade das ruas. Por um instante, me questionei: será que só eu estou me preocupando com as medidas de distanciamento social?

A impressão que tive é que algumas pessoas ainda não assimilaram a gravidade da situação e estão desprezando orientações básicas de segurança: muitos não estão usando máscaras nem respeitando a distância necessária nos locais públicos. Daí, vem a pergunta: como lidar com essas questões?

A partir dessa experiência, resolvi analisar o ocorrido e buscar a compreensão da etiqueta para orientar nosso posicionamento diante de situações um tanto desagradáveis.

Como agir ao encontrar alguém que não está usando máscara?

Máscaras faciais se tornou um item obrigatório, entretanto algumas pessoas ainda estão negligenciando esta exigência.

Assim, caso você se depare com uma pessoa sem máscara, siga a dica de Diane Gottsman, autora do livro Modern Etiquette for a Better Life: “Se você se deparar com uma pessoa sem máscara enquanto estiver em um ambiente público, é seu direito manter distância e se esquivar dela.”

Ou seja, a máxima “mantenha a distância para a sua segurança” é primordial!

Como pedir a alguém para lhe dar mais espaço?

Tudo vai depender da forma como você transmite a mensagem. Uma boa dica para interações sociais, é começar a conversa com educação e sensibilidade.

Conserve uma distância necessária para se resguardar e use um tom de fala leve e cordial. Eis algumas opções:

– Por gentileza, se importaria de retornar uns dois passos.

– Desculpe-me, mas vamos respeitar a distância necessária.

E finalize dizendo: Isso é apenas por mim, mas por todos nós!

Lembre-se que todos estamos nos adaptando a essa nova realidade de distanciamento social, então perdoe as pessoas que se aproximam um pouco demais, mas não hesite em requerer o respeito ao seu espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.