Como fazer metas assertivas?

É muito comum no início do ano as pessoas fazerem a tão famosa listinha de desejos, mas infelizmente o que acaba acontecendo é que, na maioria das vezes, não conseguem realizar nem a metade do que foi escrito. Para te ajudar a virar esse jogo, eis algumas dicas:

1- Raio X da vida

Antes de começar a definir as metas, faça uma avaliação completa das áreas da sua vida. Comece a dar notas de 0 – 10 para cada uma delas e você vai visualizar onde precisa realmente dar mais atenção ao longo do ano.

2- Pare e pense

Após essa avaliação, ainda é preciso refletir sobre alguns pontos. Pegue uma folha e responda as seguintes perguntas:

Quais aprendizados eu tive em 2019?
Em que área da vida vale a pena focar esse ano?
O que eu preciso melhorar?
Quais novas experiências eu quero vivenciar?
Quais hábitos nocivos eu preciso eliminar da minha vida?

Ter esse nível de clareza é super fundamental. Esses dois primeiros passos já vão te dar um norte para elaborar suas metas.

Meta precisa ser:

  • Específica, objetiva e clara: perder 10kg; (o que eu quero?)
  • Mensurável, ou seja, como/quando você vai medir sua evolução: pesar na balança toda sexta-feira; (como vou saber se estou evoluindo?)
  • Alcançável, realista, pé no chão:  se eu perder um quilo por mês antes de o ano acabar eu consigo bater a meta. (é possível eu conseguir?)
  • Relevante, importante, fazer sentido para você: vou ter mais energia, saúde e disposição, minha autoestima vai melhorar muito. (por que eu quero isso?)
  • Datada, ter um limite de tempo: dia 10/12/2020 (quando eu já estarei com a minha meta batida?)

3- Metas Assertivas

Agora defina de 3 a 5 metas para o seu ano, conforme a estrutura do exemplo acima. Sim, no máximo 5 metas para você focar tempo, energia e partir para a ação. Quando bater as metas você pode inserir outras no lugar. É melhor se surpreender do que se frustrar.

Metas definidas, agora é fracionar essas metas, incluí-las no seu planejamento mensal, semanal e colocar ações diárias para a sua concretização. A cada etapa concluída, celebre!

Desejo-lhe  um 2020 de excelentes resultados!

“São micro ações diárias que definem o seu futuro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.