Feira de antiguidades SP: Visite e encante-se

Feira de Antiguidades MASP/SP. Foto: Arquivo pessoal.

Olá, leitoras queridas! Alerta de spoiler: o texto de hoje contém muita história. 

Em passagem por São Paulo/SP em março, logo antes do início da quarentena ser decretada, fui para a maior feira de revestimentos da América Latina EXPO REVESTIR, que acontece todos os anos na capital. Um poço de novidades, networking e os maiores lançamentos em revestimentos, louças e metais da área de arquitetura e construção. 

É claro que o próximo texto conterá um pequeno resumo das maiores tendências que encontrei por lá. Mas no texto de hoje, quero compartilhar a experiência maravilhosa que tive ao visitar as Feiras de Antiguidades na Praça Benedito Calixto e MASP.

Stand de ferragens, maçanetas, puxadores e fechaduras vintage.
Foto: Arquivo pessoal.

A pedidos de alguns clientes do escritório YA Arquitetura, parti para garimpar uma peça vintage que tivesse um tema “navy” (náutico) para completarmos um cantinho especial de um projeto corporativo no estilo industrial, que estamos reformando.

Amo tudo isso que a arquitetura nos proporciona! Amo ainda mais a variedade e facilidade de encontrarmos as coisas mais inusitadas que precisamos, a possibilidade de conhecermos novas pessoas e o fascínio em ouvir novas histórias que São Paulo nos proporciona.

Timão e escotilha de navios garimpados.
Foto: Arquivo pessoal.

A primeira parada foi na Praça Benedito Calixto. A feira funciona aos sábados, das 09:00h às 19:00h, e ao chegar logo me apaixonei pela atmosfera do lugar: uma mistura entre brechó e antiquário ao som de blues, ao vivo.

Máquinas de escrever, câmeras fotográficas e telefones antigos. Foto: Arquivo pessoal.

Como tudo isso nos transporta no tempo. Lembrei dos telefones da infância, dos objetos da casa da avó, das doces memórias adormecidas. Tenho sorte em ter pego toda a evolução da tecnologia. Quem lembra da internet discada? Eram muitas aventuras, não é mesmo?

Brinquedos antigos, equipamentos, utilitários, luminárias, mobiliários, louças, talheres, roupas, peças de navio, automóveis, móveis industriais e restaurados, placas decorativas, discos raros entre outros… é possível encontrar de tudo! Confira a seguir alguns registros exclusivos.

Louças e luminárias antigas.
Foto: Arquivo pessoal.
Ferragens, maçanetas, puxadores e fechaduras vintage.
Foto: Arquivo pessoal.
Banca de revista com objetos variados antigos e placas decorativas.
Foto: Arquivo pessoal.
Grimórios: cadernos artesanais para bruxarias e receitas com elementos naturais.
Foto: Arquivo pessoal.

Ao caminhar, me encantei com a barraca do Sr. Paulo: repleta de cristais de diferentes tamanhos, cores e usos. O “Projeta Mulher” me proporcionou esse contato maravilhoso com mulheres incríveis do mundo holístico, até então um pouco desconhecido por mim. Tenho estudado sobre e ainda muito a aprender, mas a conexão foi imediata! Tem coisas que não se explica, e logo me interessei pela sua história de Sr. Paulo.

Stand com venda de cristais de diferentes tipos e formatos.
Foto: Arquivo pessoal.

Paulo Silveira é advogado formado pela Mackenzie/SP, e após trabalhar por mais de duas décadas em empresas multinacionais, resolveu inaugurar uma livraria para ganhar a vida fazendo o que mais gosta: estar perto dos livros. Se encantou por livros filosóficos, metafísicos, místicos e esotéricos. Mas com advento da internet, e a mudança de comportamentos dos leitores, sua vida ganhou mais uma reviravolta: ele e sua esposa estudaram Gemologia na USP/SP, e decidiram se conectar mais com a natureza, espiritualidade e viver uma vida com mais propósito vendendo cristais. 

Três meses se passaram deste dia, e esse momento de pandemia me fez refletir e avaliar a vida como um todo. Também estou em processo de transformação por uma vida com mais qualidade e propósito. Sabias palavras e conhecimentos do Sr. Paulo!

Museu de Arte de SP – MASP, Av, Paulista.
Foto: Arquivo pessoal.

A segunda parada foi no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Como me encanta aquele lugar! Uma arquitetura imponente na Av. Paulista com linhas retas, modernas e puras, com 70 metros de vão sustentados por apenas 4 pilares, projetado pela consagrada arquiteta Lina Bo Bard. A feira funciona às terças (10:00h – 18:00h), quintas (10:00 – 20:00h), sextas e domingos (10:00h – 18:00h), e também vale a visita.

Feira de Antiguidades MASP/SP.
Foto: Arquivo pessoal.
Feira de Antiguidades MASP/SP.
Foto: Arquivo pessoal.

Se for a São Paulo, não deixe de viver essa experiência! É um passeio cultural perfeito para a família. Quem sabe você pode até garimpar uma peça decorativa para o seu lar ou escritório, que traga muita memória afetiva para tornar o seu dia a dia ainda mais especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.