O início de um novo ciclo – de dentro pra fora

Vivemos um momento de mudança de Era. A humanidade vem atravessando grandes desafios e intensas transformações, e 2020 foi a maior prova disso! Essas mudanças inevitáveis nos levam a profundos questionamentos a respeito de nossa forma de viver e de nossos relacionamentos: conosco mesmas, com o outro, com o planeta em que habitamos, com tudo ao nosso redor.

Na esfera individual somos chamadas a olhar com profundidade para a energia e a saúde do corpo, para a qualidade dos nossos pensamentos, para o equilíbrio das nossas emoções, para o exercício da espiritualidade. Na esfera coletiva somos convidadas a repensar nossos hábitos diários, nosso consumo, nossa alimentação, os valores que nos regem enquanto sociedade, a forma de trabalhar, o cuidado com a Mãe Terra, nossa relação com o dinheiro, o poder e a hierarquia.

Entramos na chamada “Era de Aquário”, um momento místico na história da humanidade em que a única opção é evoluir. Quem se mantém refreando o fluxo, com apego ao passado, a velhas formas de pensar, viver e sentir, padece. Quer seja por doenças do corpo ou da mente – o Brasil é um dos países que lideram o ranking de pessoas ansiosas no mundo, quer seja implodindo em crises e confusões. Se estamos aqui e agora, é porque escolhemos fazer parte desta transição. É porque temos um papel a cumprir enquanto agentes transformadores do mundo.

E a melhor forma de transformar o mundo e inspirar pessoas ao nosso redor é transformando a nós mesmas, num movimento que acontece de dentro pra fora. A palavra não tem tanto poder de convencimento quanto o exemplo. E como vamos iniciar essa transformação interna? Com autocuidado, autoconhecimento, com um olhar atento e curioso aos nossos próprios processos, com autoestima, amorosidade, perdão, consciência, coragem, dando voz e ouvidos à nossa intuição e ao Deus que habita o nosso coração. É preciso botar foco, atenção, energia e verdade no que queremos transformar, curar e evoluir dentro de nós. Só depois, então, seremos capazes de distribuir aquilo do qual o coração está cheio.

Pessoas felizes e em plenitude são mais solidárias, compreensivas, amorosas, empáticas, responsáveis socialmente, e a partir de sua própria luz, irradiada de um lugar de humildade e alegria, iluminam quem está por perto.

É chegado o tempo do feminino. Não apenas e necessariamente o tempo das mulheres, enquanto gênero, mas da energia feminina que habita em todos nós, homens e mulheres. O tempo do cuidado, do sagrado, da reverência aos saberes ancestrais (os remédios caseiros, a medicina natural, o contato com a natureza, a alimentação mais viva, com menos químicos e industrializados), do acolhimento, da partilha de valores, da horizontalidade, da magia, da comunicação rápida, do contato com outras dimensões, da intuição, da reza, da simplicidade.

2021 é um ano regido por Vênus, que, astrologicamente, representa as vibrações mais elevadas do espírito e eleva essa energia espiritual muito acima da esfera material. É tempo de olhar para o coração e de promover a paz. O caminho é a autorresponsabilidade. Precisamos nos tornar e nos reconhecer responsáveis por aquilo que fazemos e atraímos para a nossa vida, saindo do jogo de acusações e de sempre querer culpar o outro. Esta é a lei do Karma, a lei do retorno, de acordo com a espiritualidade hindu. Isso te torna responsável pelos seus próprios processos e aprendizados, pela sua felicidade e te leva a ser uma pessoa cocriadora da realidade em que você habita.

Vamos iniciar um novo ciclo, de maneira diferente, nos transformando de dentro pra fora?

1 Comment

  • Oi Camila, eu já a conhecia como instrutora de yoga e agora estou diante do seu talento para a escrita. Uma bela reflexão tecida com verdade, com sentimento e com a voz da experiência. Obrigada por ter escolhido o caminho de ampliar o nosso bem-estar, seja físico, emocional ou espiritual. Eu lhe desejo muito sucesso em tudo que investir a sua boa energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.