O Maximalismo na Arquitetura e no Designer de interiores

Fonte: https://meblero.com/

O Maximalismo está em alta na Arquitetura e no Designer de Interiores, apesar de ser um estilo que não é para todos, foi bem explorado na Exporevestir 2022, a maior feira de acabamentos da América Latina e que dita tendências no mundo da decoração e do designer de interiores. É um estilo que vai na contramão do minimalismo e tem como ícone a frase “quanto mais, melhor”. 

Pode ser encontrado em elementos decorativos, como em almofadas, tapetes e papéis de parede, até em revestimentos como porcelanato. Sua proposta é ousar sem deixar espaços para ambientes vazios, com cores, estampas e enfeites. No entanto, a complementariedade de cores e elementos, o local ideal para cada peça decorativos e o contraste adequado levam a organização de informações desse estilo. Então se a parede for branca ou preta, cores mais exuberantes são utilizadas nos quadros, que preencherão toda a parede, assim como móveis e objetos de decoração.

Hoje existem muitos revestimentos em grandes formatos e com cores que ressaltam o maximalismo, nesse caso os móveis e os elementos decorativos podem ser utilizados com neutralidade e organização.

Imagem: https://enteurbano.com/

Outra característica marcante é o excesso em estampas como em tapetes, almofadas e na parede. As cores vibrantes como o vermelho e o amarelo marcam a personalidade do morador, cores intensas e muitas informações visuais, a exuberância de elementos na decoração são marcas registradas nesse estilo. O maximalismo utiliza uma mistura de estilos e épocas da arquitetura, com elementos clássicos, barrocos, pós-moderno e contemporâneo, mostrando a personalidade na decoração. Agora que você conhece um pouco desse estilo, utilizaria na decoração de sua casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.