O que a moda me ensinou sobre arquitetura

Você deve estar se perguntando o que moda e arquitetura possuem em comum. Sim, elas possuem mais pontos semelhantes do que você imagina.

Ambas fazem parte do meu universo criativo há bastante tempo. Desde muito nova, filha de professora de História da Arte, cresci fazendo trabalhos manuais para ajudar minha mãe na escola. Ah, como eu amava o mundo da imaginação, a arte de transformar e o poder das cores.

Aos 16 anos conheci o universo da moda através de alguns trabalhos como modelo, que me proporcionaram ainda mais encantamento.

Na hora de escolher uma profissão, sabia que queria algo ligado a criação, que proporcionasse emoção na vida das pessoas. Fiquei balançada: moda ou arquitetura? Me arrisquei. Passei em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, e foi amor à primeira vista!

Cor, emoção, forma e função. Encontrei tudo isso em um único lugar. Me lembro como hoje do primeiro trabalho que desenvolvi inspirado em Jum Nakao, designer e diretor de criação, com o desfile “A Costura do Invisível” para a SPFW, em 2004. Uma mistura elegante e lúdica de engenharia do papel, arte e design.

Foto: divulgação

Jum Nakao tem como objetivo causar experiência. E que experiência! Suas incríveis obras, feitas em papel vegetal cortadas a mão, foram destruídas pelas próprias modelos no encerramento do desfile. Emoção do início ao fim.

Foto: divulgação

No mundo da arquitetura, profissionais também utilizam o papel como ferramenta, com o intuito de expandir e explorar uma ideia de design.

O arquiteto Japonês Masahiro Chatani, criador da arquitetura origâmica utiliza os cartões pop-up aliados a técnicas de origami para criar padrões complexos com jogo de luz e sombra. Ele inspirou diversos artistas pelo mundo, como a Holandesa Ingrid Siliakus.

Obras de Masahiro Chatani e Ingrid Siliakus. Foto: divulgação.

Por muito tempo pensei em desassociar minha imagem de modelo, para que as pessoas pudessem me conhecer como arquiteta. Então, me questionei: porque renegar a moda se esses dois mundos estão tão interligados?

A moda me ensinou que a forma como nos vestimos diz muito sobre a nossa personalidade,  assim como um estilo de decoração que diz muito sobre a impressão que você quer passar no seu ambiente de trabalho, por exemplo.

É possível abordar conceitos como a sustentabilidade e estilos como o retrô, clássico, minimalista e contemporâneo. Basta encontrar o seu! (Ainda não sabe? Fique calmo, que pautas não faltarão para falarmos sobre esse “casamento” maravilhoso.)

Ambas devem ser atemporais. Investir em peças-chave e versáteis podem lhe render muitos looks, assim como um ambiente decorado de forma clean pode receber diversas configurações com a substituição de alguns acessórios decorativos.

DNA da criação pode te surpreender com uma roupa inusitada, confortável, minimalista e assimétrica, assim como um ambiente repleto de texturas, iluminação planejada, um aroma delicioso e um cantinho aconchegante podem te fazer lembrar de algo que você não sabe explicar, mas apenas sentir.

A loja multimarcas HERA STORE, que inaugura dia 29 de agosto, tem projeto de interiores de autoria do escritório @YAarquitetura, e está trazendo para o estado a representação da marca Hand Lace BR.

Foto: Gustavo Sarmento.
Beleza: Decolores. Look: Hera Store.

Este ensaio teve um gostinho especial, pois visto os looks que me inspiraram na criação deste projeto. O balcão ripado 3D, foi desenho pelo designer de mobiliário Rafael Reis especialmente para a loja.

Foto: Gustavo Sarmento. Beleza: Decolores. Look: Hera Store.

Observem a alta costura dessas peças compostas por textura, minimalismo e assimetria, que estão super em alta. A beleza foi assinada pela Decolores, que prontamente me atendeu no escritório para otimizar ainda mais o meu tempo. A Decolores oferece uma infinidade de serviços estéticos. E o melhor, onde você estiver!

Por aqui encerro o meu primeiro texto para o portal DUE. Mais uma vez a moda me inspirando nos projetos de arquitetura. Desta vez, na versão profissional. Me sinto muito feliz em compartilhar um pouco da minha história, e quem sabe também inspirar vocês a viverem em um universo mais criativo e vibrante.

 “A MODA É COMO A ARQUITETURA, PURA QUESTÃO DE PROPORÇÕES” – Coco Chanel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.