Decoração rústica: a tendência do momento

Foto: Pinterest

Nossa casa é o lugar onde a gente quer que seja sempre aconchegante tanto para nós quanto para quem nos visita. Uma decoração com estilo rústico é a dica para deixar seu lar mais bonito e agradável. É o estilo ideal para dar destaque aos cômodos, da sala de estar até o quarto. E ela pode ser acrescentada até mesmo se o visual da sua casa for mais moderno.

O rústico sempre esteve presente e nunca saiu de moda, mas nos últimos tempos tem sido a escolha de muitas pessoas e ganhado mais visibilidade, não só nas decorações de casas, mas também em ambientes de trabalho e em festas de casamento.

Quando pensamos em rústico, logo vem em mente vários objetos e móveis de madeira, mas é fato que, para dar esse toque na sua casa, não basta colocar madeira em todo lugar. Cada detalhe merece ser pensado para que se consiga transformar a decoração sem deixá-la carregada demais e acabar dando um efeito reverso.

Por isso, separamos algumas dicas para você não errar.

Primeiramente, você deve saber que a paleta de cores do estilo rústico é composta pelo branco-sujo, os tons terra ou tonalidades mais claras em pastel. Vale investir no xadrez, floral, listras, patchwork, algodão e chita. A essência deste estilo decorativo é a mistura dessas várias coisas.

Invista em peças antigas. Quanto mais velhas forem as peças, melhor. Você pode pintar os móveis e peças ou deixá-los com as marcas do tempo, já que no estilo rústico a imperfeição traz ainda mais beleza. Mesas de centro feitas com tronco de madeira, papéis de parede em formato de tijolinhos, almofadas e mantas no sofá, tapetes em tons escuros e até baús na sala são típicos desse estilo.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Na cozinha, a dica é dar um toque de informalidade e aconchego usando como decoração objetos do dia a dia, como jarras de vidro, louça antiga, objetos em cobre, colheres de pau, latas, cestos de vime e palha e peças artesanais. Se você quiser mesclar o moderno com o rústico, vale combinar uma mesa de madeira com cadeiras de metal.

Foto: Pinterest

Já para o quarto, alguns objetos deixam o ambiente mais agradável e charmoso como um espelho com uma moldura de madeira. A cabeceira da cama pode ser feita com pedaços de madeira cortados em tamanhos diferentes. Escrivaninhas e cômodas também deixarão o quarto em perfeita harmonia.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Os móveis de pallets também estão em alta e além de poder incrementar qualquer ambiente da casa, também é uma opção mais barata para quem está com o orçamento apertado e quer dar toque rústico na casa.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Escrito por
Mais posts por Joyce Oliveira

Na cabeceira

Ler é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Estou...
Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *