5 Formas Para A Mamãe Ganhar Tempo E Comunicar Amor

Foto: Edward Cisneros - Unsplash

Essa semana atendi uma mamãe que me falou que estava exausta, todavia feliz porque conseguiu duas horas por dia totalmente dedicada ao filho brincando em casa. Comecei a conversar com ela sobre o que ele gostava mais e ela, por sua vez, falou que ele pede presente quase todos os dias, além do que ama muito quando ela chega em casa e leva fruta.

Depois da nossa mentoria, ela falou que precisava mudar urgente com ele porque da última vez que ele perguntou: _ mamãe, trouxe presente para mim hoje? Ela respondeu: _ nada, seu aniversário é só ano que vem, pare de me abusar por presente. Sabe qual a mensagem que ele entendeu? “Você só vai receber meu amor no seu próximo aniversário”. É como se você falasse inglês e ele árabe e ninguém entende ninguém.

Para ajudar você a economizar tempo e ser assertiva em comunicar amor ao seu filho, hoje eu vou explicar as 5 linguagens do amor para crianças, que é um resuminho do livro do Gary Chapman e Ross Campbell.

Existem 5 linguagens de amor: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes e atos de serviços. Entenda sobre cada uma a seguir:

Toque Físico:

É uma das linguagens mais fortes e também mais fáceis de você expressar amor, visto que não necessita de um momento especial.

Sugestões para toque físico: assistir algo na TV grudadinhos no sofá, colocar no colo para contar historinhas, beijar, abraçar, fazer cafuné, fazer atividades ou brincadeiras que tenham contato físico.

Isso reflete no emocional da criança influenciando se ela será um adulto seguro ou inseguro emocionalmente.

Palavras de afirmações:

Crianças que tem esse tanquinho de amor sempre cheio se tornam pessoas corajosas para viverem novas experiências, porque costumam ouvir sempre expressões positivas que as impulsionam.

Sugestões para palavras de afirmação: uma dica legal que tem nesse livro é o potinho de elogios. Você pode escrever várias frases positivas para ela e ler junto todos os dias.

Outra ideia é colocar um checklist de frases de encorajamento e reconhecimento na porta da geladeira para você sempre comunicar e manter o tanquinho de amor sempre cheio, a exemplo de:

Eu te amo;

Tenho muito orgulho de quem você é;

Você é muito inteligente;

Eu me importo com você;

Você vai conseguir;

Você é muito especial…

Tempo de Qualidade:

É ter atenção exclusiva e foco no momento que está sendo vivido. A falta de tempo de qualidade gera, na criança que tem essa linguagem de amor, muitos comportamentos negativos. Talvez essa seja a linguagem mais desafiadora para mães que têm uma vida muito corrida e pouco tempo para dedicar aos filhos.

Para encher o tanquinho dessa criança, é extremamente necessário fazer algo juntos. Estar 100% presente e olhar nos olhos com amor, conversar, contar experiências suas, bem como sua história de vida, o que a faz se sentir muito amada.

Sugestões para tempo de qualidade: assistir o programa/desenho favorito dele juntinhos. Perguntar como foi o dia dele e prestar atenção nele, conversar sobre diversos assuntos do interesse dele, brincar juntos, passear na pracinha, tomar um sorvete, inventar brincadeiras dentro de casa, cuidar de uma plantinha juntos.

Presentes:

Dar e receber presentes é uma forte expressão de amor para uma criança que tem essa linguagem. Elas não se importam muito com o preço dele, mas o veem como a materialização do amor verdadeiro e é assim que elas entendem que são amadas.

Sugestões para presentes: uma flor colhida no jardim, um barquinho de papel, um desenho pintado no papel, lanches, docinhos, frutas etc.

Atos de Serviço:

Essa é uma linguagem um pouco delicada quando se trata de filhos, visto que os pais praticam atos de serviço desde antes do nascimento até a vida adulta de um ser humano.  Porém, em determinada fase da vida é necessário que os pais ensinem as crianças a se servirem e a servir os outros também, desenvolvendo novas habilidades e autoconfiança. Tudo é questão de equilíbrio para que a criança não fique extremamente dependente dos pais. Essa linguagem deve ser combinada com todas as anteriores para suprir as necessidades emocionais da criança.

Sugestões para atos de serviços: estudar com o filho, preparar um lanche/refeição que ele goste, separar os brinquedos favoritos para brincarem juntos, escolher o look do dia para passear, consertar algum brinquedo quebrado, fazer uma cabaninha no quarto para ele brincar etc.

Como descobrir a Linguagem de amor do seu filho?

Como eles se comportam?

O que eles pedem com frequência?

Do que eles reclamam?

Quais as necessidades recorrentes deles?

 

Sabendo qual é o tanque de amor do seu filho, você vai conseguir ser mais eficiente em comunicar amor para ele e isso vai te ajudar evitar a perder muito tempo e dinheiro falando uma linguagem que não é a dele.

Se tiver interesse em saber mais, vou deixar aqui a foto da capa do livro. Super recomendo a leitura, inclusive o de Linguagens de Amor (para adultos) que também vai te ajudar a poupar muito tempo ao lidar assertivamente com outras pessoas na vida pessoal ou no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.