7 Top tendências da Expo Revestir 2022 que você precisa conhecer antes de iniciar sua obra

3 meses após o evento e a Exporevestir não sai da cabeça! Assim como a SP Fashion Week é para a moda, a Expo Revestir é uma das feiras mais esperadas da América Latina no setor de arquitetura e construção. Todo ano ela provoca frisson em SP e através de sua 20ª edição, agitou a capital paulista em uma edição híbrida (online e presencial), onde nunca se falou tanto em valorizar o morar e traduzir a natureza através de texturas e cores dentro de casa.

Para te deixar antenada e em sintonia com esse universo de cores, texturas e amores, elegi 7 top tendências que não podem faltar no seu projeto na hora de reformar um espaço. Vem comigo!

Espaço Instagramavel, Ceusa.
Foto: Acervo pessoal.

 

CURVAS¹, arcos, formas orgânicas, minimalismo, materiais tecnológicos, tons fortes e pontuais. Um mix de memória afetiva retrô das casas de nossos avós aliada a um tempero futurista, dominaram os stands e espaços instagramáveis da Expo Revestir 2022. Com a pretensão de criar novas estéticas para um novo tempo, aposte nesta tendência já estampada em mobiliários, fachadas, texturas e elementos decorativos por todo lado.  Vamos conferir algumas delas a seguir, garimpadas especialmente para vocês!

Luz, cores, curvas e padrões ilustram a linda coleção da Ceusa.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Moda+Arquitetura. Ah, casadinha que amo! A Ceusa caprichou na apresentação de revestimentos originais assinados pela estilista Isabela Capeto. Com identidade própria, padrões, estampas geométricas e muitas cores.

Moodboard com inspiração no design de moda de Isabela Capeto.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Mais uma vez a moda e arquitetura se fundindo e mostrando que ambas estão diretamente ligadas e inspiram-se simultaneamente o tempo todo.

Foto: Acervo pessoal.

Há quem diga que o RIPADO² e as MOLDURAS³ boiseries já tiveram vez, mas discordo totalmente. Essas duas tendências clássicas ganharam nova roupagem com a inserção de traços orgânicos, tão em alta no momento.

Rodameio meia curva em diferentes tamanhos da Santa Luzia.
Foto: Acervo pessoal.

O ripado meia curva da Santa Luzia nos permite criar uma estética minimalista, orgânica e tecnológica. Com vários tamanhos, é possível explorá-lo como rodameio nas paredes, ripados em cabeceiras, painéis e onde sua imaginação desejar!

Ripados de encaixe Santa Luzia.
Foto: Acervo pessoal.
Molduras boiseries com modulações pré-definidas e kit pronto para você comprar e aplicar imediatamente. Amei! (Foto: Acervo pessoal)

 

Vejam que incrível este rodapé com quina boleada especial para ambientes hospitalares. Afinal, a preocupação com a saúde física e mental nunca esteve tão pertinente durante a pandemia da Covid-19.

Rodapé em alumínio boleado para ambientes hospitalares, Santa Luzia.
Foto: Acervo pessoal.

 

A Gart Molduras também possui uma vasta gama de opções em molduras, rodapés e rosetas. Todos os anos a empresa arrasa com seus espaços instagramáveis.

Espaço instagramável Gart. Cenário criado com rodapés.
Foto: Acervo pessoal.

 

Quem me acompanha aqui há algum tempo, sabe que curto muito utilizar os materiais de forma inovadora e inusitada. Fiquei apaixonada pela forma que a Santa Luzia apresentou seus rodapés, compondo paginações diferentes e mostrando que seus produtos são super versáteis, basta usar a criatividade.

Paginação com rodapés em diversas composições.
Foto: Acervo pessoal.

 

Com a grande utilização das fitas de led na decor, porque não criar um perfil com cava própria para embutir a fita de led? Sensacional é este produto que permite obtermos o efeito da iluminação focada para cima ou para baixo, de acordo com o que se deseja imprimir no ambiente.

Rodapés e alumínio para embutir fita de led. Um dos meus preferidos!
Foto: Acervo pessoal.

Já imaginei o quanto ele ficará per-fei-to com o PAINEL VINÍLICO4, grande aposta na feira deste ano: um produto criado pela Teto Vinílico especialmente para revestir paredes, após muitos e muitos pedidos dos profissionais da área [uhuul!]. 

Acabamentos diversos Painel Vinílico, lançados na Expo Revestir 2022.
Foto: Painel Vinílico e acervo pessoal.

 

Com mais 30% de resistência que o produto indicado para revestir forros, é possível encontrar acabamentos semelhantes para fazer a casadinha de milhões: parede+teto. Sabe aquele efeito “caixa” com a aplicação do mesmo material em paredes, piso e teto? [tendência que adoro!].

Acabamentos acinzentados com perfil de arremate preto para finalização nos cantinhos das paredes e teto. Olha essa quina com curva em perfeito acabamento. Por ter o seu interior alveolar, fazer curvaturas se torna fácil e prático. [um sonho!]. Foto: Acervo pessoal.
Também é possível fazer curva com o Painel Vinílico no outro sentido de paginação da régua.
Parece ou não parece madeira de verdade?
Foto: Painel Vinílico.

 

E o melhor! É possível instalar o painel em até 4 formas diferentes: fita dupla face, cola silicone ou parafuso diretamente sobre a parede, ou usando os perfis de sustentação plastilon espaçados a cada 40cm, conforme o vídeo explicativo a seguir.

 

Ah! A empresa lançou uma cartela extensa com padrões variados que vão dos materiais naturais como pedra e madeira, a uma ampla opção de padrões geométricos, orgânicos, abstratos e figurativos. Uma ótima solução para espaços instagramáveis. Eu já tenho o meu predileto! E você?

A esquerda: DOMA Arquitetura; à direita, arquitetas do Chantilly Studio Design com a Diretora de Marketing da Teto Vinílico Laila Beserra, no espaço istagramavel mais visitado da feira.
Foto: Teto Vinílico.

 

A Teto Vinílico também agitou os participantes da feira com a divulgação de referências Teto Vinílico criadas em collab com o escritório Doma Arquitetura. Além disso, a empresa contou com a visita especial de grandes arquitetos e influenciadores digitais como Dudi Duarte, Julia Mistilides e Renzo Cerqueira. Confira os registros a seguir.

Dudi Duarte e Paty (DOMA Arquitetura).
Foto: Painel Vinílico.

 

Engana-se quem associa os ELEMENTOS VAZADOS5 apenas ao cobogós. A Manufatti trouxe duas variações deste elemento icônico que divide os espaços sem isolar, setoriza sem fechar e contribuir para a permeabilidade da iluminação e ventilação de ambientes internos, valorizando ainda mais a arquitetura bioclimática (arquitetura projetada para perfeita harmonia entre clima e edificação, adotando dos recursos naturais do ambiente para resfriamento do edifício e maior conforto de seus usuários).

Diversas tipologias de elementos vazados, Manufatti.
Foto: Acervo pessoal.

 

A primeira delas é a coleção Breeze: um tijolo com furações nas laterais que permitem a composição de paredes vazadas estruturadas com amarração própria (produto premiado pela categoria Best in Show), desenvolvido pelo arquiteto Arthur Casas e inspirado no acessório de cabelo da Pedrita dos Flintstones.

Espaço Instagramavel da Manufatti feito com o Breeze, assinado pelo arquiteto Arthur Casas.
Foto: Acervo pessoal.

 

A outra, são essas peças em cerâmica com formatos orgânicos e furo central para encaixe de cabos de aço, deixando o produto suspenso e leve. Lindo, funcional e original, amei!

Foto: Acervo pessoal.

 

Quando falamos em LOUÇAS6 com design mais ousado e ainda mais minimalista, a DECA trouxe novas cores e tecnologia com a Cuba Invisible, que possui um sifão encurtado ficando totalmente oculto na testeira da bancada, sua grelha linear possui traços que remetem a guitarra de Van Halen e muito estilo.

Cuba Invisible, DECA.
Foto: Acervo pessoal.
Cuba redonda com ralo oculto e bordas com design slim e boleado, DECA.
Foto: Acervo pessoal.

 

Cubas com bordas ainda mais finas e delicadas, ralos ocultos e torneiras com design e tecnologia touch aprimorada (tão importante na era pós-pandemia), imprimem leveza e sofisticação.

 

E para finalizar, elegi alguns acabamentos em MDF7 que mais ganharam o meu coração e que, tenho certeza, irão ganhar o seu também. 

Ocre Solar, Rocha Rara, Pau Ferro Natural, Azul Secreto, Sirena,
e Cinza Sagrado, Duratex.
Foto: Acervo pessoal.
Acabamentos em MDF, Duratex.
Foto: Acervo pessoal.

 

E aí? Já tem a sua tendência favorita? Estou completamente inspirada e influenciada pelas formas orgânicas para desenvolver os projetos no escritório. Personalizar o projeto dos clientes com o que há de mais novo no mercado, é simplesmente demais! Espero que o texto de hoje tenha trazido soluções e muita inspiração para você arrasar na sua obra.

 

Nos vemos no próximo texto!

Um grande beijo,

YA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.