Alimentação saudável previne câncer de mama

No Dia Mundial da Alimentação o alerta é para a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar quase 60 mil novos casos da doença este ano, representando uma incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

Para a nutricionista do Hapvida Islayne Nogueira, a mudança dos hábitos alimentares é fundamental para evitar doenças como o câncer de mama. “Hoje, a gente tem uma oferta muito grande de alimentos processados e industrializados, com baixo teor nutritivo e precisamos deixar de consumir esses produtos”, enfatiza a especialista.

O risco maior de câncer é para mulheres com gordura abdominal em grande quantidade. “Infelizmente, as mulheres com esse perfil têm grandes chances de desenvolver até outros tipos de doenças, incluindo o câncer não somente nas mamas, mas em outras regiões do corpo”, explica a nutricionista.

Islayne Nogueira dá a dica: “é preciso ter muito cuidado no preparo dos alimentos. Às vezes você está usando um bom produto, mas a forma com que ele é preparado se torna prejudicial”. Pela recomendação da nutricionista o ideal é evitar margarina e óleos vegetais, durante o preparo dos alimentos.

Segundo ela, deve-se optar pelo uso da manteiga ou azeite de oliva, que são gorduras boas e trazem benefícios para a saúde como um todo. “De uma forma geral, a gente precisa focar nos alimentos naturais e deixar de lado o açúcar e o sódio, que também são males para o organismo”, afirma Islayne.

Ela lembra que toda mudança de hábito é difícil, mas é necessária para se obter uma vida mais saudável, longe de doenças. “É importante que aliada a uma alimentação adequada, a mulher tenha qualidade de vida, evitando o sedentarismo, com a prática da atividade física, não fume, não consuma bebidas alcoólicas e faça controle do peso”, finaliza a nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.